Pão e Poesia por Vera Barbosa - UOL Blog
Gilson Peranzzetta e Mauro Senise lançam Êxtase (Marari Discos)

Music News - Por Nani Santoro

Depois do sucesso das apresentações lotadas na Sala Cecília Meireles e na Modern Sound, no início de Julho, o duo, volta a se apresentar em Copacabana, desta vez, na Sala Baden Powell, no dia 01 de agosto, sexta-feira, para lançar o elogiado Êxtase.

No primoroso show, Gilson Peranzzetta ao piano, composições, arranjos e regência e Mauro Senise no sax alto e soprano, flautas e piccolo, mostram as canções do recente CD. Segue abaixo o release escrito por João Máximo.

Os músicos:

Gilson Peranzzetta, carioca de 1946, e Mauro Senise, carioca de 1950, já se conheceram em compasso de música. Quase por acaso, foram escalados para tocarem juntos num daqueles projetos vespertinos patrocinados por velha cervejaria. Houve certa cisma, desconfiança mesmo, quando se viram lado a lado, no palco, sem ensaio e sem terem noção do que o outro sabia ou era capaz de fazer com os respectivos instrumentos. 

No entanto, num desses milagres que só o talento explica, tocaram admiravelmente bem, harmonizados, afinados, inventivos, adivinhando as idéias um do outro. Descobriram-se, ali mesmo, parceiros com pelo menos um ponto em comum: sabiam ambos que a perfeição não existe, mas nem por isso desistiriam de persegui-la.

Vinte e dois anos depois, só uma coisa mudou: estão cada vez mais perto. Gilson e Mauro são músicos diferentes em muitos aspectos, o que só vem confirmar que a tendência dos iguais é mesmo não dar certo. Gilson é autodidata. Modesto, tem-se que saber por outros como ele aprendeu a escrever para orquestra: perguntando, observando, tentando, errando, tudo isso até ser, como é, um dos melhores e mais sensíveis arranjadores do país.

O pianista, bem, o pianista é soberbo, na melhor tradição de Radamés Gnattali e Luiz Eça, sem se parecer com nenhum. Seu som é inconfundivelmente seu. Suas composições, são inspiradas, originais, não raro surpreendentes. Mauro é trabalhador incansável. Quantos estudarão tanto quanto ele para traçar com seus saxes e de suas flautas os desenhos certos no instante exato? E quantos terão conseguido, com igual bom gosto, combinar idiomas como o jazz, o choro e o erudito?

Mauro é um descobridor de caminhos, no que se parece com Gílson. É também modesto “Já que não sou nenhum Mozart, tenho que trabalhar”. Por serem, além de um duo, duas brilhantes individualidades, um e outro construíram sólidas carreiras, no disco e em apresentações ao vivo. Estes, os shows e os recitais, são os momentos da preferência de Mauro: “Tocando ao vivo, costumo me dizer ‘Que sorte a minha estar aqui!’ Mas é uma sorte carregada de responsabilidades”.

Gilson transporta essa sensação para os estúdios. Em seus trabalhos com Mauro, escreve tudo, nota por nota, para que cada qual improvise na hora. “Música, como diz Sonia Maria Vieira, não é jogo do bicho, não vale o que está escrito e sim o que está por trás das notas”. Êxtase talvez seja o melhor disco que os dois gravaram juntos.

Em primeiro lugar, pelo rico lote de temas do compositor. Alguns desses temas funcionam como música de cinema, como trilhas sonoras incidentais, capazes de transmitir mais sentimentos e mais emoções do que a própria cena do filme. E há muita brasilidade em vários deles, por mais que a aproximação com jazz, alma do improviso, seja evidente.

SERVIÇO
Gilson Peranzzetta e Mauro Senise – lançamento CD Êxtase Gilson Peranzzetta – piano, composições, arranjos e regência Mauro Senise – sax alto e soprano, flautas e Piccolo SALA BADEN POWELL -(Av. N. Sra. de Copacabana, 360.Tel:2548.0492) Data - 01 de Agosto (sexta-feira)

Mariana Aydar se apresenta na Lapa

Music News - Por Mônica Azevedo

Dona de voz forte e de interpretação madura, a cantora e compositora Mariana Aydar se apresenta na Estrela da Lapa, dia 8 de agosto, sexta-feira, às 22h30.

Considerada como uma das melhores cantoras da nova safra da MPB, Mariana apresenta o repertório do seu primeiro álbum, Kavita 1 – elogiado disco de estréia da paulistana - lançado no final de 2006.

Mariana Aydar vocailta de sua segunda turnê pela França no próximo dia 5 e segue direto para esse show no Rio de Janeiro. Além disso, já começou a escolha de repertório para o novo álbum que deve sair no inicio de 2009.

Em um clima “chique à vontade”, Mariana interpreta músicas como Candomblé, de Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulo Antônio, Na Gangorra, de Giana Viscardi e Michael Ruzitschka, Festança, parceria de Mariana e Duani, representantes de uma nova safra musical.

Ainda no repertório do show, a deliciosa Deixa o Verão, de Rodrigo Amarante - do Los Hermanos, Vento no Canavial, de João Donato e Zé do Caroço, de Leci Brandão.

Além dos destaques do disco, o show conta com algumas surpresas como o clássico Vai Vadiar, conhecido na voz de Zeca Pagodinho, a estonteante Tunuka, cantada no dialeto crioulo e Beleza Pura, de Caetano Veloso, gravada recentemente pela cantora em programa da Rede Globo que homenageou o compositor.

“Queria trabalhar todas as minhas influências no disco e ligar sonoridades contemporâneas a gêneros e ritmos que estão na raiz da música brasileira", diz Mariana.

SERVIÇO
Show Mariana Aydar Dia: 8 de agosto – sexta-feira Horário: 23h Abertura da casa: 21h Local: Estrela da Lapa

Endereço: Av. Mem de Sá, 69 - Lapa, Rio de Janeiro / RJ

Mais informações: www.estreladalapa.com.br (21) 2507- 6686

Mulheres de Hollanda lançam CD no Centro Cultural Carioca

Music News - Por Claudio Nucci

Na próxima quarta, dia 30 de julho, o grupo Mulheres de Hollanda dá continuidade a turnê de lançamento de seu primeiro CD e DVD no palco do Centro Cultural Carioca, a partir das 21h.

Ana Cuba, Eliza Lacerda, Karla Boechat, Malu Von Kruger e Marcela Mangabeira formam o grupo vocal. Com direção geral de Karla Boechat, o projeto traz releituras belíssimas da obra de Chico Buarque.

Com uma qualidade vocal irrepreensível, arranjos criativos e timbres bem ajustados entre si, o grupo produz um tecido sonoro harmonioso, sem perder as características peculiares de cada integrante.

Contando com eficiente apoio instrumental e depois de um paciente trabalho de escolha e amadurecimento de repertório, que durou cinco anos, o grupo lança no mercado o CD e DVD MULHERES DE HOLLANDA - primeiro fruto de uma safra que se prenuncia rica e pródiga.

Gravado no Teatro Municipal de Niterói, o show tem um roteiro muito equilibrado, que aproveita totalmente as mudanças de ritmo, as nuances melódicas de cada tema e as múltiplas dimensões poéticas buarqueanas, com força e delicadeza nas doses certas, o que torna a audição do CD prazerosa do começo ao fim.

Las Muchachas de Copacabana é que abre os trabalhos com chave de ouro e tem um arranjo em contraponto sincopado, onde não se perde a audição de nenhum acorde ou nenhuma palavra. Mar e Lua é um “banho” de interpretação num “acapella” suave e hipnótico (a minha favorita).

Não Sonho Mais vira um baião frenético nas vozes rasgadas e versáteis do quinteto. Em Ela Desastinou e João e Maria, os arranjos são mais simples e o timbre de uníssono prevalece.

Os solos eventuais valorizam cada timbre individual em Mulheres de Atenas, Baioque, O Meu Guri, A Rita, Samba e Amor, Suburbano Coração e Mil Perdões.

As participações do Quarteto em Cy em Com Açúcar, Com Afeto e de Cristóvão Bastos, Zé Renato e Claudio Nucci em Todo Sentimento foram momentos de encontro de gerações de muito significado, tanto para convidados quanto para o grupo. Emocionante.

Serviço
Mulheres de Hollanda no Centro Cultural Carioca Dia: 30 de julho (quarta-feira)
Local: Centro Cultural Carioca – Rua do Teatro, 37 – Pça Tiradentes - Centro Capacidade: 200 lugares

Los Hermanos lançam CD e DVD ao vivo em agosto

Music News - Por Bebel Prates


No próximo dia 28 de agosto, vai ao ar, às 22h15m, "Multishow Registro - Los Hermanos", novo lançamento do canal, que exibe o show antológico do LH gravado, no ano passado, na Fundição Progresso (RJ). No dia seguinte, chegam às lojas o CD e o DVD "Los Hermanos na Fundição Progresso - 09 de Junho de 2007" pela SonyBMG. O CD foi produzido pela própria banda e traz 14 músicas.

O DVD foi dirigido por Nilson Primitivo e contém a íntegra do show do dia 09 (26 músicas) e, como extras, cinco músicas gravadas no dia 08 de junho.

http://www.myspace.com/loshermanos

Caetano e Roberto cantam, juntos, em Sampa

Por Auditório Ibirapuera

Programe-se!

Show ROBERTO CARLOS E CAETANO VELOSO - JUNTOS EM HOMENAGEM A TOM JOBIM

25/08
Auditório do Ibirapuera - SP
http://www.auditorioibirapuera.com.br

Vendas a partir de:
14 de Agosto
Ticket Master: http://www.ticketmaster.com.br
360 inteira - 180 meia
4 últimas fileiras R$ 30,00

* Clientes com Itaú Card podem parecelar em até 3 vezes, mas estão limitados a dois ingressos por pessoa.

Para contatar a bilheteria, ligue: 11 3629-1075

Penha Pinheiro no Bar Brahma

Por Assessoria de Imprensa

Penha Pinheiro estará no Bar Brahma, dia 24 de Julho, às 21 horas.

ESQUINA DA MPB
Cruzamento da Ipiranga com São João
CONTATO: 3333-3030
http://www.barbrahmasp.com

site: www.penhapinheiro.com.br
e-mail: producaopenha@gmail.com
tel: (11) 9445-3204

Simoninha apresenta show em São Paulo nos dias 25 e 26 de julho

Music News - Por Malu Castelo Branco

O cantor é o 7º artista a se apresentar no projeto “Sons da Nova”.

Com a intenção de fazer um trabalho alegre e que fizesse o “povo” dançar, Simoninha canta músicas do CD “Melhor” – que tem produção de Max de Castro - e traz parcerias importantes com Seu Jorge, Jair Oliveira, Jorge Bem Jor, entre outros.

“Pelo jeito vamos ter que afastar as mesas para o público dançar”, afirmou Simoninha no ensaio do show. O tom festivo de “Melhor” tem uma mescla de músicas românticas, estrategicamente colocadas entre as faixas, como se num baile, o DJ atento à pista cheia, soltasse a música mais calma para unir os casais.

Passando pelo universo do funk/soul brasileiro, de um jeito moderno, Simoninha, entretanto, sabe como os sambas eram feitos antigamente, em Samba Novo, por exemplo, que apesar do nome resgata as origens do gênero. Wilson Simoninha sobe ao palco do Tom Jazz nos dias 25 e 26 de julho, a partir das 22 horas.

Os ingressos estão à venda pelo site www.ingressorapido.com.br ou pelo telefone 3255-3635. O couvert artístico custa R$ 50,00.

A Rádio Nova Brasil FM, mais uma vez presenteia seus ouvintes com a promoção de ingressos durante a programação.

Serviço: PROJETO SONS DA NOVA – SHOW DE SIMONINHA
Datas: 25 e 26 de Julho Horário: 22 horas Local: Tom Jazz
Endereço: Av. Angélica, 2331 – Higienópolis - São Paulo.

I Encontro Internacional de Percussão Contemporânea USP 2008

Music News - Por Sérgio Fogaça

A Universidade de São Paulo promove o I Encontro Internacional de Percussão Contemporânea – Percussivo USP 2008, entre os dias 8 de 10 de agosto, trazendo os principais nomes do setor para ministrarem workshops, master classes e concertos.

O evento, inédito nesse formato, pretende discutir o meio de expressão musical erudito que mais se desenvolve nas últimas décadas A percussão é o meio de expressão musical que mais tem se desenvolvido neste último século.

Apesar disso e de ter excelentes instrumentistas, o Brasil ainda não tinha reunido esforços para oferecer oportunidade de especialização qualificada nesse setor.

Por esse motivo e com o interesse de estimular a alta performance da área, a Universidade de São Paulo promove o I Encontro Internacional de Percussão Contemporânea – Percussivo USP 2008, que acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, na própria USP e no Teatro do Colégio Santa Cruz.

Serão workshops, master classes e concertos com os nomes mais respeitados de orquestras nacionais e internacionais. Dentre os convidados, buscou-se trazer a diversidade de estilos e instrumentos que reflitam o atual cenário da música contemporânea.

Estarão presentes nomes como o norte americano, naturalizado brasileiro, John Boudler, professor titular da Unesp, que há mais de 30 anos criou e dirige o conceituado grupo de percussão daquela universidade, a percussionista japonesa Kuniko Kato, representante da mais nova geração virtuose do gênero, além de Carlos Tarcha, da Escola Superior de Colônia, na Alemanha, Florent Jodelet, do Conservatório de Paris, Eduardo Gianesella, da Osesp e Unesp, Eduardo Leandro, do Conservatório de Genebra e da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos e Ricardo Bologna, professor titular de percussão da USP e diretor artístico do evento.

Muito do ineditismo e importância do encontro vem da diversidade de estilos que será contemplada nas atividades, como explica o diretor artístico Ricardo Bologna.

“Os alunos, professores e o público em geral vão ter oportunidade de estar em contato com os melhores especialistas da área, que contemplam desde a música de concerto, até o interesse específico dos solistas, passando pela música eletroacústica e contemporânea”, completa Ricardo.

O panorama atual da percussão brasileira também justifica o evento.

“Vivemos um momento especial da percussão no Brasil. Cada vez mais músicos se interessam pelos instrumentos de percussão, que tem se tornado central na produção contemporânea”, completa Ricardo.

Sua opinião também é compartilhada pelo Chefe do Departamento de Música da ECA/USP, o maestro Gil Jardim, que vêm desenvolvendo um trabalho de modernização e internacionalização do departamento, com a preocupação de oferecer a mesma atenção a todos os setores de música da universidade.

“Estamos promovendo uma verdadeira revolução no departamento de música da USP. Entendo que a universidade precisa ter seu compromisso mais voltado à pesquisa do que puramente a formação do aluno. Por isso, estamos priorizando a especialização e o estímulo a alta performance em todos os setores, com a realização de festivais, reestruturação acadêmica e até mesmo reformas estruturais no campus da universidade”, completa Gil Jardim.

As inscrições para os interessados, além de maiores informações, podem ser adquiridas através do site http://www.percussivousp.com.br .

Lendo Canções

Music News - Por Casa do Saber

Aulas-show com Arthur Nestrovski e José Miguel Wisnik

Os professores-doutores-artistas José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski interpretarão canções e conduzirão os ouvintes numa viagem especial pela música popular brasileira. O máximo de saber e inspiração.

José Miguel Wisnik. Compositor e professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Arthur Nestrovski . Ph.D. em Literatura e Música pela Universidade de Iowa (EUA) e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC.

Início: 11 AGO
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Segundas-Feiras, às 20h (11/08, 18/08, 25/08, 01/09)
Valor: R$ 190,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 190,00
Mais informações - Tel.: (11) 3707-8900

[ Travessia - ver cantos anteriores ]



Ir para Home



Pão e Poesia - Simone

"Um cantinho, um violão. Este amor, uma canção. Pra fazer feliz a quem se ama. Muita calma pra pensar. E ter tempo pra sonhar. Da janela, vê-se o Corcovado, o Redentor - que lindo! Quero a vida sempre assim, com você perto de mim, até o apagar da velha chama. E eu que era triste, descrente desse mundo... Ao encontrar você, eu conheci o que é felicidade, meu amor." (Corcovado - Tom Jobim)

Meu Perfil

BRASIL, Sudeste, Mulher

 


"Música na cabeça é carinho, alegria, inteligência, fantasia, prazer, doçura, energia, paixão e poesia"
Ben Jor




*Uma brasileira*

Paulistana da gema.
Ariana, 43 anos, jornalista. Música é o que mais me alimenta a alma. Esse espaço é destinado a quem prestigia a Música Popular Brasileira. O objetivo é difundir o que temos de melhor, fazer amigos, ampliar o repertório e estimular o conhecimento.
Entre e fique à vontade!



Meu Perfil no Orkut







bamba(s) online


Assine meu Livro


*Tantas Palavras* Contatos:

Pela Internet:
vlgb@uol.com.br

Pelo Telefone:
(11) 8985-7531




*Sintonia*
Cultura AM, SP
Eldorado FM, SP
MPB FM, RJ
Nova Brasil FM, SP
USP FM, SP







 Rádio Bossa Nova 
Jeannie Black, Seattle (USA)

 


 

 

Cantaram comigo: