Pão e Poesia por Vera Barbosa - UOL Blog
Zezé Gonzaga lança gravações inéditas

Folha de S. Paulo - Por Luiz Fernando Vianna

Depois de recomendações prévias, da gravadora, de que ela estava fraquinha e um tanto desencantada, o repórter tenta começar a entrevista com um gentil "a senhora...". A resposta vem forte, embora com encanto: "Me chama de senhora para ver o que te acontece...".

Protocolos quebrados, fica mais fácil entender por que Zezé Gonzaga sempre cativou a todos os que a cercaram em 65 anos de carreira.

Ouvindo o CD "Entre Cordas", fica difícil explicar por que uma das maiores cantoras do Brasil chegou aos 81 de vida sem ser reconhecida como tal -salvo pelos melhores músicos, maestros, compositores e intérpretes nacionais.

Ivan Lins encerra o tradicional Projeto Pixinguinha

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Primeiro artista a se apresentar no Projeto Pixinguinha (em 1977), o cantor e compositor Ivan Lins era a escolha certa para encerrar a edição comemorativa dos 30 anos do maior programa de circulação de música do Brasil.

Sendo assim, o músico carioca estará ao lado de André Mehmari no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira (dia 27).

Na oportunidade, o jornalista e pesquisador musical Sérgio Cabral relançará a biografia do mestre do choro, escrita há 30 anos.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reedita "Pixinguinha - vida e obra" e relança também quatro coletâneas do cronista Jota Efegê, como parte das comemorações de aniversário do maior projeto de circulação de música do Brasil.

Cantor Marcos Sacramento apresenta as músicas de seu sétimo CD

JB Online - Por Redação 

O cantor Marcos Sacramento apresenta o show "Sacramentos", baseado em seu sétimo disco de carreira, nesta sexta e sábado, dias 29 de fevereiro e 1º de março, no J Club, no Flamengo.

Sacramento leva à casa do Flamengo o repertório de seu novo CD e também canções de trabalhos anteriores, como "Memorável Samba" (2004), e "Saravá Baden Powell" (2002), este em dupla com Clara Sandroni, com quem dividia as vozes no grupo Lira Carioca.

Ele já foi Indicado em 3 categorias do Grammy Latino e ao Prêmio Tim de melhor cantor em 2007.

Entre os compositores presentes em seu repertório, estão Noel Rosa, Herivelto Martins e Baden Powell, que convivem em perfeita harmonia com contemporâneos como Luiz Flavio Alcofra e Fátima Guedes.

Baden Powell revisita os afro-sambas sem Vinicius

O Estado de S. Paulo - Por Lauro Lisboa Garcia

Os geniais afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes estão mais uma vez na roda. Regravados por Mônica Salmaso e Paulo Bellinati em 1996 e por Virginia Rodrigues em 2003, eles voltam pelas mãos do sublime violonista que levou o poeta a descobrir os encantos do candomblé e da capoeira da Bahia em 1962.

A versão em pauta, Os Afro-Sambas (Biscoito Fino) data de 1990, foi lançada na França (onde o CD com 11 faixas, 3 a mais que o original, foi masterizado), e só agora está ao alcance do público no Brasil. Antes o projeto foi às mãos de poucos, como brinde de um banco.

Alguns desses afro-sambas estão no roteiro dos shows que Fabiana Cozza e Max de Castro fazem juntos de sexta a domingo no Sesc Vila Mariana. Sarava! Serviço Max de Castro e Fabiana Cozza.

Teatro do Sesc Vila Mariana (600 lug.). Rua Pelotas, 141, tel. 5080-3000. Sexta e sábado, 21 h; domingo, 18 h. R$ 7,50 a R$ 30S

Farofa Carioca comemora dez anos de existência

JB Online - Por Redação

O Farofa Carioca comemora dez anos de existência neste sábado, dia 1º de março, com show no Estrela da Lapa.

A mistura de ritmos característica do grupo, incluindo funk, rock, jongo, jazz, rap, reggae, xote e principalmente samba, traduz em música o traço marcante da cultura brasileira: a combinação de influências diversas.

O Farofa Carioca mostra em suas letras o cotidiano do Rio, a vida da cidade, com suas belezas e tristezas.

Atualmente, a formação do grupo - que já contou com o popstar Seu Jorge - conta com Mário Broder (vocal), Sérgio Granha (baixo), Sandro Márcio (tantan), Wellington Coelho (congas/bongôs), Valmir Ribeiro (cavaquinho) e Carlos Moura (trombone).

Olivia Hime lança DVD no Rio

Ziriguidum - Por Beto Feitosa

A cantora Olivia Hime volta aos palcos com o show Palavras de Guerra. Duas apresentações no Teatro Rival (Rio) comemoram o lançamento do DVD que traz músicas com letras do cineasta Ruy Guerra.

Olivia se apresenta dias 27 e 28 de fevereiro no Teatro Rival BR. No dia 1º de março sobe a serra fluminense para uma apresentação no Sesc de Friburgo.

O Teatro Rival fica na Rua Álvaro Alvim, 33. Informações pelo telefone (21) 2524.1666.

Mateus Sartori e Guinga Grátis no CCSP

Music News - Por Assessoria de Imprensa - Tambores Comunicações

Cantor Mateus Sartori faz show com participação de Guinga para mostrar repertório do CD ‘Dois de Fevereiro’, só com canções de Dorival Caymmi.

Acumulando elogios da imprensa especializada, o intérprete segue temporada de shows de lançamentos.

No projeto ‘Sonoridade Máxima’, do Centro Cultural São Paulo, traz a participação do violonista e compositor Guinga, figura fundamental na carreira de Mateus, como ele explica: “Guinga faz parte da minha decisão de deixar a arquitetura e partir para a música. Isso aconteceu durante um workshop que fiz com ele e, no final, ele me disse, deixe a arquitetura e vá cantar. No outro dia fui até ao escritório onde trabalhava e pedi demissão”.

Juntos vão mostrar João Valentão, Só louco e Saudade de Itapoã.

Feras da Bossa Nova se reúnem em Ipanema

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Alguns dos maiores nomes da Bossa Nova estarão reunidos no Posto 10, na Praia de Ipaanema, no Rio, no dia 1º de março (sábado).

Marcado para às 19h, o espetáculo celebrará os 50 anos do lançamento de "Chega de Saudade" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), música que deu início ao movimento.

A canção fazia parte de um disco de 78 rotações lançado pelo selo Odeon em agosto de 1958. A outra música do disco era "Bim Bom" (João Gilberto).

O show em Ipanema terá a participação de João Donato, Roberto Menescal (foto), Carlos Lyra, Wanda Sá, Zimbo Trio, Oscar Castro Neves, Leila Pinheiro, Fernanda Takai, Leny Andrade, Emilio Santiago, Marcos Valle, Joyce, Bossacucanova e Maria Rita.

Maria Bethânia e Omara Portuondo em DVD e turnê no Brasil

Sucesso! - Por Thomaz Rafael


O lançamento do álbum e do DVD gravados pela brasileira Maria Bethânia e a cubana Omara Portuondo será acompanhado por uma turnê brasileira.

A estréia do espetáculo inédito acontecerá no Canecão, no Rio de Janeiro, no dia 7 de março. Será uma temporada de duas semanas, até o dia 16 de março.

Depois, as artistas se apresentarão em São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Olinda, Brasília, Aracaju, Salvador, Teresina, Curitiba e Porto Alegre (encerramento da turnê, no dia 10 de maio).

O repertório do disco - e dos shows - traz 14 canções em 11 faixas. Produzido por Jaime Alem e pelo violonista Swami Jr., o álbum foi idealizado a partir de um encontro das duas cantoras em 2005, quando a cubana esteve no Brasil para fazer alguns shows.

Shows homenageiam 90 anos de Jacob do Bandolim em SP

Folha Online - Por Redação

No mês em que teria completado 90 anos de idade, o bandolista Jacob Pick Bittencourt (1918-1969) recebe uma homenagem com espetáculos nos próximos sábado (23) e domingo (24) em São Paulo.

Os shows são parte do projeto Jacob do Bandolim --90 anos e a iniciativa reúne bandolistas brasileiros, além de estudiosos sobre Jacob, familiares, vídeos e depoimentos.

A idéia é de que o público conheça parte do acervo de Jacob do Bandolim, sua obra e os músicos que atuam no choro. Participam da homenagem Izaías Bueno de Almeida e Déo Rian, contemporâneos e amigos de Jacob, representantes da velha guarda do choro.

Show gratuito em Ipanema comemora 50 anos da bossa nova

Folha Online - Por Redação

Tudo começou em 1958 com João Gilberto e sua forma inovadora de tocar o violão.

Para homenagear os 50 anos da gravação de "Chega de Saudade", canção de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, pelo músico, considerada o marco inicial da bossa nova, um grande show vai reunir alguns dos principais nomes da MPB no posto 10 da praia de Ipanema (zona sul do Rio), no próximo dia 1º de março, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Entre as atrações, há nomes de peso, como Maria Rita, Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Fernanda Takai. Ainda participam da festa Emílio Santiago, Joyce, Bossacucanova, João Donato, Carlos Lyra, Wanda Sá, Leny Andrade, Zimbo Trio, Marcos Valle e Oscar Castro Neves.

Paulistas Paula Lima e Fabiana Cozza cantam sambas no Rio

JB Online - Por Redação

 

Duas paulistas dedicadas ao samba se apresentam na Modern Sound nesta semana.

Na segunda-feira, dia 18, Paula Lima, que atualmente está em turnê com o CD "Sinceramente", apresenta o projeto Samba Chic, em que canta canções de mestres como Jorge Aragão, Jair Rodrigues, Cartola e Almir Guineto, entre outros.

Fabiana Cozza, que se apresenta na noite seguinte, terça-feira, dia 19, mostra seu novo CD, "Quando o céu clarear", com repertório voltado aos ritmos afro-brasileiros de compositores como João Bosco, Nei Lopes e Baden Powell.

Os shows começam sempre às 19h. A entrada é gratuita, com reserva pelo telefone (21) 2548-5005 . A Modern Sound fica na Rua Barata Ribeiro, 502, em Copacabana.

O baile - Dança de salão recebe Karla Sabah e Leo Maia

Música & Letra - Por Fábio Vizzoni

 

Nesta segunda, dia 18, o Teatro Rival Petrobras apresenta a segunda edição do projeto O Baile - Dança de salão.

No palco, a Banda Signus e a Cia. de dança A2 mostram as canções que deram origem ao CD e DVD lançados recentemente pela LGK Music, e recebem os cantores Karla Sabah e Leo Maia em participações muito especiais.

No repertório, composições de Villa-Lobos (O trenzinho do caipira), Baden & Vinicius (Canto de Ossanha) e Dorival Caymmi (O samba da minha terra), entre outros.

Karla Sabah vem com as versões de Bernardo Vilhena para The more I see you e You are the sunshine of my life, que no DVD viraram Amor eu rio e Luz do meu olhar, respectivamente, além de Fato consumado, de Djavan, e I Will, dos Beatles.

Fabiana Cozza - Cantos Negreiros, sucesso de público e crítica.

Por Assessoria de Imprensa

 

CANTOS NEGREIROS - Show Literomusical
Dias 22 e 23 de fevereiro
19 horas
ENTRADA FRANCA
BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros
(esquina c/ Cardeal Arcoverde)

Poetas convidados

Dia 22:
SÉRGIO VAZ

Dia 23:
ARRUDA e EUNICE ARRUDA

Todos os afetos do violão de Guinga

O Estado de S. Paulo - Por Francisco Quinteiro Pires

Guinga é uma intensa concentração de afetos. Embora diga que não quer ser nenhum filósofo, ele carrega uma filosofia, que pode ser chamada de afetiva. 'Não consigo me relacionar com nada que não tenha afeto', diz.

O compositor carioca, declaradamente passional e obsessivo, afirma que os músicos miram a imortalidade com as obras, nas quais depositam o que vai na alma. 'Mas acima da obra está o afeto, que é o início, o meio e que não tem fim.'

Em resumo, a magia de uma música atemporal é a de não ter uma dimensão, ela não se localiza no tempo nem no espaço.

Para mostrar de onde vem o segredo de suas composições, presentes no imaginário da mais nova geração de violonistas, Guinga apresenta os elementos incorporados por seu gênio artístico, apenas hoje, na Série Influências do Sesc Vila Mariana.

Serviço:
Guinga.
Teatro do Sesc Vila Mariana (608 lugs.).
R. Pelotas, 141, 5080-3000. Hoje, 21 horas. R$ 5 a R$ 20

Duas noites pra se ter alegria com a voz de Roberta Sá

O Estado de S. Paulo - Por Lauro Lisboa Garcia

Roberta Sá está de volta à cidade para dois shows, hoje e amanhã, no Sesc Pompéia, cantando o repertório do álbum Que Belo Estranho Dia pra se Ter Alegria.

Dona de uma das vozes mais afinadas, expressivas e envolventes de uma geração povoada de cantoras sem molho nem tempero, Roberta também foge do lugar-comum quando garimpa o cancioneiro antigo, como A Vizinha do Lado (Dorival Caymmi) e a rara e deliciosa Interessa? (Carvalhinho), do repertório de Linda Batista.

Boa de samba e outros gêneros suingados, ela dá brilho a pérolas novas de Lula Queiroga, Edu Krieger, Pedro Luís, Roque Ferreira, Junio Barreto, Moreno Veloso e Quito Ribeiro.

Serviço:
Roberta Sá.
Teatro do Sesc Pompéia (344 lugs.). Rua Clélia, 93, 3871-7700.
Hoje e amanhã, às 21 horas. R$ 7 a R$ 28

Gilberto Gil se apresentará em abril na Cité de la Musique, em Paris

UOL - Por Agência Efe

O ministro da Cultura Gilberto Gil se apresentará nos dia 5 e 6 de abril na Cité de la Musique de Paris, com o espetáculo "Gil Luminoso", anunciaram hoje os organizadores do evento na capital francesa. Os dois shows na capital francesa fazem parte da turnê do disco "Gil Luminoso", lançado em 2006.

Em novembro, o ministro de Cultura, de 65 anos, anunciou que a partir de 2008 deixaria seu cargo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar de um pólipo nas cordas vocais que afeta sua voz e poder continuar fazendo "o que mais gosta na vida, que é cantar".

O adeus do francês Henri Salvador, um fã do Brasil

O Estado de S. Paulo - Por Lauro Lisboa Garcia

Inovador de estilos, inspirador da bossa nova, voz de veludo são alguns dos predicados atribuídos ao cantor francês Henri Salvador, que morreu ontem em Paris, aos 90 anos, vítima de aneurisma cerebral. Salvador despediu-se do público francês em dezembro passado, com um concerto no Palácio de Congressos em Paris.

Famoso não apenas pela voz arrebatadora, mas pelo largo e contagioso sorriso, Salvador era apaixonado pelo Rio e pela música brasileira.

Em seu álbum Révérance, de 2006, gravou duetos com Gilberto Gil e Caetano Veloso, que já o haviam homenageado em canções, como em Reconvexo ('quem não sentiu o suingue de Henri Salvador'). Com arranjos de Jaques Morelenbaum, o CD teve várias faixas gravadas no Brasil.

Celso Fonseca em bom clima de feriado

Correio da Bahia - Por Hagamenon Brito

Compositor, arranjador, violonista e produtor, o carioca Celso Fonseca, 51, vem, discretamente, criando uma obra que rejuvenesce a bossa e o sambalançopop.

O músico, que acompanhou Gilberto Gil por mais de 15 anos, consolidou a sua carreira de compositor ao lado de Ronaldo Bastos, uma parceria iniciada ainda na década de 1980 e que foi bem sintetizada no CD Polaroides, editado em 2007.

Em seu novo álbum, Feriado (EMI), Celso expande parcerias e faz o seu trabalho mais eclético, combinando suas faces de autor e intérprete.

Sai no Japão DVD inédito de Tom Jobim

Blog Acordes - Por Toninho Spessoto

A gravadora japonesa Koala Records, do cantor e compositor brasileiro Vasco deBritto, e a produtora Tupiniquim Entertainment lançam no mercado asiático um registro raríssimo: o show que Tom Jobim (1927-1994) apresentou na quadra da Estação Primeira de Mangueira em 5 de novembro de 1991, e que foi gravado e transmitido pela extinta TV Manchete com o título Tom na Mangueira.

Tratava-se de uma retribuição prévia à homenagem que receberia no Carnaval do ano seguinte, ao ser tema do enredo da Escola.

[ Travessia - ver cantos anteriores ]



Ir para Home



Pão e Poesia - Simone

"Um cantinho, um violão. Este amor, uma canção. Pra fazer feliz a quem se ama. Muita calma pra pensar. E ter tempo pra sonhar. Da janela, vê-se o Corcovado, o Redentor - que lindo! Quero a vida sempre assim, com você perto de mim, até o apagar da velha chama. E eu que era triste, descrente desse mundo... Ao encontrar você, eu conheci o que é felicidade, meu amor." (Corcovado - Tom Jobim)

Meu Perfil

BRASIL, Sudeste, Mulher

 


"Música na cabeça é carinho, alegria, inteligência, fantasia, prazer, doçura, energia, paixão e poesia"
Ben Jor




*Uma brasileira*

Paulistana da gema.
Ariana, 43 anos, jornalista. Música é o que mais me alimenta a alma. Esse espaço é destinado a quem prestigia a Música Popular Brasileira. O objetivo é difundir o que temos de melhor, fazer amigos, ampliar o repertório e estimular o conhecimento.
Entre e fique à vontade!



Meu Perfil no Orkut







bamba(s) online


Assine meu Livro


*Tantas Palavras* Contatos:

Pela Internet:
vlgb@uol.com.br

Pelo Telefone:
(11) 8985-7531




*Sintonia*
Cultura AM, SP
Eldorado FM, SP
MPB FM, RJ
Nova Brasil FM, SP
USP FM, SP







 Rádio Bossa Nova 
Jeannie Black, Seattle (USA)

 


 

 

Cantaram comigo: