Pão e Poesia por Vera Barbosa - UOL Blog
Geraldo Azevedo em turnê nacional

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Após os shows de lançamento do CD "O Brasil Que Existe Em Mim", realizados em São Paulo, Rio e Belo Horizonte, o cantor e compositor Geraldo Azevedo dá sequência à sua turnê nacional nesta semana, com uma apresentação em praça pública, na cidade pernambucana de Carnaíba.

O show acontece no próximo hoje (dia 29). Já na segunda-feira (dia 1º), o artista alagoano estará na estréia do projeto "Palco MPB" em nova casa: o Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro.

Neste espetáculo, além de cantar, Geraldo Azevedo conversará com o veterano locutor Fernando Mansur, mestre de cerimônia do show, sobre a nova turnê, sua carreira e seus projetos.

Sesc Avenida Paulista - Gustavo Figueiredo / Instrumental Sesc Brasil

Music News - Por Assessoria de Imprensa

Um dos vencedores do prêmio BDMG-Instrumental deste ano, o pianista mineiro Gustavo Figueiredo se apresenta dia 09 de outubro, na Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista.

O show, que abre a programação do mês de outubro do projeto “Instrumental Sesc Brasil”, acontece dia 9 de outubro, às 19h, no Teatro Auditório, com entrada gratuita.

Integrante da cena musical de Belo Horizonte desde 1999, Gustavo Figueiredo faz parte de uma nova safra de instrumentistas locais, tendo acompanhado importantes nomes da música instrumental como Enéias Xavier, Magno Alexandre, Cid Ornellas, Celso Moreira e Cléber Alves.

Em 2005, após vencer o prêmio Jovem Instrumentista BDMG, Gustavo teve a oportunidade de aprimorar seus estudos com o pianista Írio Júnior.

Simone e Zélia gravam show amigo em Sampa

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira

Simone e Zélia Duncan vão gravar em 12 e 13 de outubro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP), o show que reúne as cantoras.

A gravação vai ser feita para edição em CD e em DVD do espetáculo, intitulado Amigo É Casa.

O nome dado recentemente ao show foi tomado de um choro de Capiba, letrado por Hermínio Bello de Carvalho.

Zélia, aliás, já gravara Amigo É Casa para Timoneiro, CD feito em 2005 em tributo a Hermínio.

Petrobras divulga festivais vencedores de edital

Folha de S. Paulo - Por Redação

 
No primeiro edital do tipo, a estatal alocou verbas para 11 festivais no Nordeste, seis no Sudeste, quatro no Sul, três no Centro-Oeste e um no Norte.

Serão distribuídos R$ 2,5 milhões aos contemplados. Entre os gêneros, popular, erudito, rock independente, coral, jazz, instrumental e MPB. Foram 259 inscritos; a relação de escolhidos está em www.editalfestivaisdemusica.com.br.

Beth Carvalho lança novo projeto

Sucesso! - Por Helder Maldonado

A sambista Beth Carvalho reuniu a nata do samba baiano e gravou, nos dias 22 e 23 de agosto, no Teatro Castro Alves, em Salvador, o que será seu novo projeto.

"Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia" será lançado em outubro, em CD e DVD. Com patrocínio da Petrobrás, Hipercard e auxílio da Caixa Econômica Federal, a idéia que Beth tinha de gravar um disco com um tributo desse porte pôde finalmente ser colocada em prática.

No show, artistas baianos de várias gerações participaram dessa homenagem, como Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Riachão, Gilberto Gil, Nelson Rufino, Olodum, Margareth Menezes e Danilo Caymmi, entre outros.

Marisa filma Velha Guarda

Folha de S. Paulo - Por Luiz Fernando Vianna

Quem pensava que "Tudo Azul", o CD que ela produziu em 1999, era o máximo a que chegaria o interesse de Marisa Monte pela Velha Guarda da Portela verá em 2008 que aquilo era só o começo.

Em abril ou maio estreará o documentário que vem sendo realizado há oito anos, desde os ensaios de "Tudo Azul", e que tem Marisa como co-produtora (ao lado da Conspiração Filmes), co-roteirista, personagem constante e até captadora de recursos -da Natura, que patrocina seus shows.

Anteontem, foi filmada -por cinco câmeras, inclusive de película- a maior cena produzida especialmente para o documentário: uma roda de samba estilizada na Portelinha (antiga sede da escola de samba e atual sede da Velha Guarda, em Oswaldo Cruz, zona norte do Rio) com a participação de Marisa e Zeca Pagodinho. Foi a chance de a cantora interpretar, ao lado dos antigos portelenses, "Volta", música de Manacéa (1921-1995) até hoje inédita.

Show de garra deixa público embebido em Elza

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira

"Quero ouvir!!!", ordenou Elza Soares. Obediente, a platéia entoou em coro o refrão do Rap da Felicidade.

Majoritariamente branco e burguês, o público que não lotou o Canecão na estréia carioca do show Beba-me, na noite de quarta-feira, 26 de setembro, repetiu feliz versos como "Eu só quero é ser feliz / Andar tranquilamente na favela onde eu nasci".

Foi o bis inusitado de um espetáculo feito com garra. Dura na queda, Elza driblou forte virose, saiu da cama e foi à tradicional cervejaria carioca fazer o show que oficializa o lançamento do CD (já à venda) e DVD (nas lojas em outubro) que registram ao vivo o show Beba-me - captado em março, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

"Cadê os negros do meu País??!", quis saber a cantora ainda no bis, quando apresentava A Carne, música do repertório do grupo O Rappa que Elza Soares tornou muito sua.

Música no Museu vai ao Mosteiro de São Bento

JB Online - Por Redação

O projeto Música no Museu apresenta, nesta terça-feira, no Mosteiro de São Bento, o Madrigal Cruz Lopes.

O espetáculo começa às 19h30 e contará com a regência do maestro José Machado Neto. A programação vai trazer obras de Villa-Lobos, Buonaventura Somma, Charles Gounod e Armando Prazeres.

Apoiado pela Secretaria de Cultura, o programa é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo como Guggenhein (Nova Iorque); Louvre, Picasso e Montmartre (Paris), que além das artes plásticas dedicam amplos espaços à música.

Todos os concertos do Música no Museu são gratuitos e são destacadas desde músicas medievais aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros.

Duetos com Gilberto Gil em coletânea da Warner

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Lançada pela Warner Music, a coletânea "Duetos" é composta por 14 canções gravadas por Gilberto Gil em parceria com grandes nomes da música brasileira.

Um dos destaques é a pouco conhecida "Life Gods", canção gravada com Marisa Monte para a trilha sonora do filme "Navalha na Carne", de 1997.

Os outros parceiros de Gil no CD são Chico Buarque (em "Baticum"), João Donato ("A Paz"), Caetano ("Cada Macaco no seu Galho" e "Alguém me Avisou", esta também com a participação de Maria Bethânia), Cazuza ("Um Trem para as Estrelas"), Toquinho ("Tarde em Itapoã") e ainda Milton Nascimento, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Chico Science, Marcelo D2, Paralamas, Cássia Eller e Rita Lee.

Shows - Agenda

 

- Elza Soares lança "Beba-me" no Canecão
Sucesso! - Por Thomaz Rafael
A cantora Elza Soares realiza nesta semana o show de lançamento de seu primeiro DVD, "Beba-Me". O espetáculo acontece nesta quarta-feira (dia 26), no Canecão, no Rio de Janeiro. O DVD foi gravado no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, em março deste ano. O projeto chega às lojas numa parceria da gravadora Biscoito Fino com o Canal Brasil. Com produção de José Gonzaga e direção musical de Nando Duarte, o projeto traz em seu repertório grandes sucessos da intérprete. Entre eles, "Se Acaso Você Chegasse" (Lupicínio Rodrigues/Felisberto Martins), "Contas" (Amâncio Cardoso), "Estatutos da Gafieira" (Billy Blanco), "Malandro" (Jorge Aragão/Jotabê), "Dura na Queda" (Chico Buarque) e "Dor de Cotovelo" (Caetano Veloso).

- Nando Cordel lança DVD em Recife
Music News - Por Assessoria de Imprensa
Recife está em festa! A expectativa para o dia 28 de setembro é grande para os fãs de Nando Cordel, afinal, nesta sexta-feira, a “Sala de Reboco” abre suas portas para o lançamento do primeiro DVD de um dos maiores compositores e cantores da música popular brasileira. Intitulado “Nando Cordel Ao Vivo”, o cantor reúne os principais sucessos dos seus 25 anos de carreira como “De volta pro meu aconchego”, “Olha isso aqui ta muito bom”, “Simbora, bora, bora” e vários outras canções. A Rede Globo, em parceria, está idealizando o espetáculo. A marca de talento e dedicação está na soma de seus 38 CDs lançados com sucesso no Brasil e fora do país - 23 de carreira, 12 de meditação, 1 de chorinho e 3 de coletâneas, fora a cartilha infantil acompanhada de músicas que ensinam os bons modos para as crianças.

- Seu Jorge fará turnê em Portugal no início de novembro
Folha Online - Por Agência Lusa
O cantor e compositor brasileiro Seu Jorge inicia em 1º de novembro, no Porto, uma turnê por Portugal. O encerramento da viagem será na capital portuguesa em 12 de novembro. O trajeto do brasileiro também inclui as cidades de Estarreja (região central), Guimarães (norte), Portalegre (leste). Acompanhado por 16 músicos, Seu Jorge vai apresentar em Portugal o seu último álbum, "América Brasil". O músico tornou-se popular em vários países da América e da Europa, especialmente depois dos seus álbuns "Samba Esporte Fino" (2001) e "Cru" (2004). Samba, funk, soul e pop são os ritmos que dominam a música do cantor de "Carolina", caracterizada por um "cruzamento de sonoridades e sentimentos".

- Projeto "Eu faço Cultura": Paula Lima, Frejat e Toni Garrido
Music News - Por Assessoria de Imprensa - Agência Produtora
Paula Lima, Frejat e Toni Garrido, estes três grandes nomes da música brasileira se reúnem em show inédito no Tom Brasil, localizado à Rua Bragança Paulista, 1281- Chácara Santo Antônio, próximo dia 2 de outubro, às 21h30min, pelo projeto “Eu Faço Cultura”, que percorre 30 cidades por todo o Brasil. A apresentação faz parte da semana de atividades culturais, que ocorre de 30/09 à 06/10, e conta com oficinas de música e fotografia, que tem a iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da Caixa (FENAE). Paula Lima, Frejat, e Toni Garrido interpretam juntos hits de suas carreiras e também clássicos da MPB. O show será re-apresentado no Vivo Rio/RJ, dia 01/11.

- Carlos Navas faz homenagem a Mário Reis em novo show e CD
Music News - Por Assessoria de Imprensa
Já há algum tempo, o cantor Carlos Navas vem sendo saudado como uma voz especial e singular no panorama da canção brasileira ontemporânea. Com onze anos de carreira, acumulando surpresas e despindo-se de vestes que ele próprio toma de empréstimo, chega a seu sexto disco, “Quando o Samba Acabou” - Dedicado a Mario Reis. O trabalho, elogiado na imprensa, é o sexto álbum do artista paulistano e reverencia este inovador da canção brasileira no centenário de seu nascimento. O show terá única apresentação no Centro Cultural São Paulo, no dia 29 de Setembro, às 19 hs.

- Toquinho, MPB4 e Arte Viva na Via Funchal
Sucesso! - Por Thomaz Rafael
O palco da Via Funchal receberá o violão de Toquinho, a harmonia vocal do MPB 4 (foto) e a beleza do Grupo Sinfônico Arte Viva na noite da próxima sexta-feira (dia 28). Com regência do Maestro Amilson Godoy, o espetáculo será uma síntese da trajetória desses artistas, além de apresentar homenagens a Vinícius de Moraes, principal parceiro de Toquinho durante 10 anos, e a Chico Buarque, que já chegou a considerar-se o "MPB-5" (o grupo foi seu acompanhante oficial durante uma década, gravando mais de 30 canções suas em todos esses anos). O público curtirá ainda, nos intervalos entre uma canção e outra, deliciosas histórias da MPB, contadas com irreverência pelos artistas.

Por LHC

É a emoção que bate outra vez...

O show que, em maio, emocionou a comunidade de Mangueira, no Centro Cultural Cartola, chega ao Lua Nova Arte e Bar, agora sob a direção da dupla Bia Sá e Ernesto Doset, compromissados com a música de qualidade, sem discriminação quanto ao gênero.

Dia 27 de setembro, quinta-feira, às 21 horas
Lua Nova Arte e Bar
http://www.barluanova.com.br
Rua Conselheiro Carrão, 451 (esquina com a Rua 13 de Maio)
Tel.: 3253-1609 e 3284-3350.

O show será gravado em DVD!

 

Todas as Notas

 

Centro Cultural Carioca cria selo para resgatar encontros históricos e gravar shows ao vivo
Music News - Por Assessoria de Imprensa

Centro Cultural Carioca é um e espaço para iniciantes e veteranos da música brasileira. Inaugurado há seis anos na Praça Tiradentes, já foi palco de grandes shows e memoráveis encontros artísticos. Diante de tanto material de qualidade, surgiu a idéia de ampliar as atividades através de um selo. O CCC Discos passa a produzir e gravar shows mantendo a proposta da casa, que é a da informalidade, com a participação e proximidade total do público. “Eu e Sérgio começamos a ver que o público precisa e gosta da proximidade com o artista. Tenho vários CDs de blues, jazz e até de cantores famosos que são gravados em casas menores que o CCC, como, por exemplo, o Blue Note de Nova York. Acho que hoje o intimista faz sucesso. Os clubs no mundo inteiro têm crescido, mostrando muitas vezes facetas diferentes de grandes artistas. Todos os discos do nosso selo serão no formato ao vivo, esta será uma regra para nós”, diz o músico Alfredo Galhões, sócio de Sérgio Manso na empreitada.

Djavan - Matizes
Folha de S. Paulo - Por Luiz Fernando Vianna

No segundo CD de inéditas por sua própria gravadora, Djavan traz suas canções típicas, no que isso tem de bom -aqui predominando- e de ruim. O samba está mais audível, como na boa faixa-título e em "Mea-Culpa". Já "Delírio dos Mortais" escorrega em referências banais ao Rio. "Imposto" tem melodia que quase clama por uma letra romântica, mas em que se entoa "IPVA, IPTU/ CPMF forever"... A estranheza é corajosa, mas dá vontade de rir. Ao lamentar a realidade, ele é melhor em "Por uma Vida em Paz". Marcante é a sua eficiência pop, a capacidade que tem de fazer canções que grudam nos ouvidos. A nova "Pedra" é o melhor exemplo. É Djavan para quem gosta de Djavan ou não quer resistir às suas qualidades.

Acústico Leila Pinheiro
Music News - Por Assessoria de Imprensa

Leila Pinheiro, em seu último trabalho, o DVD e CD Nos Horizontes do Mundo, resolveu ampliar duas de suas características essenciais, a voz e o piano. É neste formato simples que ela se apresenta no Centro Muncipal de Referência da Música Carioca, na Tijuca, nos dias 28 (sexta, 18h30) e 29 de setembro (sábado, 17h). Com Leila, encerra-se o mês dedicado à obra de Aldir Blanc. Show acústico, palco limpo, Leila apenas se acompanha ou se deixa acompanhar pelo piano. E precisa mais?

Festival Planeta Terra reúne 15 atrações em São Paulo
Terra - Por Redação

O Festival Planeta Terra acontece em São Paulo no dia 10 de novembro e reúne 15 atrações, nacionais e internacionais em 10 horas de música. Entre os nomes confirmados estão Lily Allen, Devo, Kasabian, The Rapture, Cansey de Ser Sexy, Datarock e DJs nacionais e internacionais. Serão três palcos, cada um com uma vertente da música. O público terá ainda uma pista com DJs, praça de alimentação, áreas de bar e hang out. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 80.

Ney Matogrosso estréia turnê em outubro no Citibank Hall
Music News - Por Assessoria de Imprensa

Nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro, Ney Matogrosso, um dos intérpretes mais consagrados da MPB, estréia turnê “Inclassificáveis” no Citibank Hall. O novo show reunirá canções de renomados compositores, como: Cazuza, Frejat, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Dan Nakanawa. Ney apresentará ao público duas canções inéditas de Cazuza e mesclará no repertório composições novas com clássicos, como: “O Tempo não pára” (Cazuza), “Divino e Maravilhoso” (Caetano Veloso), “Um Pouco de Calor” (Dan Nakanawa), “Ouça-me” (Itamar Assunção) e “Inclassificáveis” (Arnaldo Antunes).

São Paulo sedia Encontro Nacional de Escolas de Música

Music News - Por Assessoria de Imprensa


A CAEM (Central de Apoio às Escolas de Música) promove em São Paulo, no dia 29 de setembro (sábado), em conjunto com a Yamaha, a terceira edição de seu encontro anual voltado a todos os profissionais envolvidos com o ensino de música no país.

Com público estimado de mais de 250 pessoas, o “III Encontro Nacional de Escolas de Música” prevê um dia inteiro de atividades na “A Universal - Multi Mídia Trade Center” (zona norte da cidade), incluindo debates e workshops sobre assuntos pertinentes à administração e rotina das instituições e escolas.

Especialistas de renome dos setores empresarial e educacional ministrarão palestras sobre Marketing, Música e Luthieria, A Música como Profissão, entre outros temas.

O Encontro terá ainda a participação especial do maestro João Carlos Martins, que falará sobre “Motivação”.

Concurso de marchinhas homenageia Lamartine

Folha de S. Paulo - Por Redação


Lamartine Babo nomeia o troféu do terceiro Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso, no Rio, que está com inscrições abertas até 11/10 na portaria do centro cultural (r. dos Arcos, 24, Lapa, tel. 0/xx/21/2220-5070) ou por formulário que está no site http://www.fundicao.org e deve ser enviado pelo correio.

As dez canções eleitas serão registradas em CD.

Milton lança em 2008 CD de jazz feito em Paris

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira


Sem gravar disco de inéditas desde o coeso Pietá (2002), Milton Nascimento vai voltar ao mercado fonográfico com álbum internacional.

Sairá no início de 2008 um CD ao vivo de jazz - gravado pelo artista em Paris, França, em um show feito em 9 de setembro, dentro da programação do festival Jazz a la Villete.

O cantor foi convidado pelos irmãos Lionel (sax e flauta) e Stéphane (trompete) Belmondo a rebobinar seus sucessos em tom jazzístico com uma banda e a Orchestre National d'Ile-de-France, regida pelo maestro Christophe Mangou.

A apresentação aconteceu no Grande Halle Charlie Parker. No repertório, músicas como Morro Velho, Ponta de Areia, Nada Será como Antes etc.

Teresa Cristina lança seu quarto álbum

Sucesso! - Por Helder Maldonado


A cantora carioca Teresa Cristina, juntamente com o Grupo Semente (Pedrinho Miranda, João Callado, Bernardo Dantas e Trambique), lançou, no início de setembro, "Delicada" (EMI), o quarto disco dessa bem-sucedida parceria.

Apesar de regravações como "Gema" (Caetano Veloso), "Nem Ouro, Nem Prata" (Ruy Maurity) e um grande sucesso na voz de Fafá de Belém, "Carrinho de Linha" (Walter Queiroz), "Delicada" contem um repertório essencialmente inédito e mostra o lado compositora de Teresa, em músicas como "Cantar" e na faixa que dá título ao disco, composta em parceria com Zé Renato.

Conversa com verso recebe a cantora e compositora Cris Aflalo

Music News - Por Assessoria de Imprensa

No sábado (22.09), o Conversa com Verso recebe Cris Aflalo, às 16h, no Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano.

A cantora e compositora paulista, representante da música popular contemporânea, interpreta e analisa músicas de disco Só Xerém, que reúne pérolas descobertas pela artista após seis anos de pesquisa no acervo de seu avô, o compositor Xerém.

O Projeto Conversa com Verso, coordenado pela APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte - promove, há mais de um ano, análises e discussões sobre obras de escritores e compositores brasileiros, em encontros mensais gratuitos.

“Procuramos convidar compositores e intérpretes que trabalham de maneira diferenciada com a palavra e a melodia, para uma conversa sobre a construção estética. As discussões contam com a participação do público, que além de questionar, pode se expressar, cantar ou declamar uma poesia”, revela Celina Lucas, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA, que escolhe os intérpretes e comanda as discussões.

Zezé Motta no Projeto Adoniran Barbosa

Uol Música

A cantora e atriz fluminense Zezé Motta é a convidada do Projeto Adoniran. Acompanhada pelo pianista Ricardo Macord, ela apresentará o show "Zezé in Concert", às 20h30.

A artista interpretará composições que marcaram sua carreira, como “Muito Prazer, Zezé”, “Crioula”, “Dores de Amores”, “Samba do Grande Amor”, entre outras.

19 de Setembro
R$ 10 e R$ 5
Auditório Simon Bolívar, Memorial da América Latina (SP).
R. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo.
Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 18h. Informações: (11) 3823-4768.

www.memorial.sp.gov.br/memorial/index.jsp

12 horas de música

Uol Música

O Rappa e Jota Quest
26 de Outubro
Sambódromo do Anhembi, SP.
R$ 50 a R$ 160.

Os shows fazem parte da 6ª edição da festa “7 Pecados Capitais”, organizada pelas faculdades Mackenzie, PUC e Unip.

No total, serão 12 horas de atrações.

Orquestra Imperial no Canecão Petrobras

Music News - Por Assessoria de Imprensa

No próximo dia 28 de setembro (sexta-feira), a Orquestra Imperial comemora os 40 anos do Canecão -- a primeira grande casa de shows que abriu as portas para o grupo -- com o show de seu primeiro CD "Carnaval só ano que vem" (Ping Pong Discos/Som Livre).

Com a participação especial de um convidado surpresa, os 18 integrantes da OI apresentam as músicas de seu primeiro CD, produzido por Berna Ceppas, Kassin e Mario Caldato Jr..

No repertório, "O mar e o ar" (Domenico/Kassin/Rodrigo Amarante), "Supermercado do amor" (Bartolo/Jorge Mautner), "Não foi em vão" (Thalma de Freitas) e "Salamaleke" (Rubinho Jacobina e Max Sette).

Maria Rita dedica novo álbum ao samba

estadao.com.br - Por Patrícia Villalba


Maria Rita diz que sempre canta seu momento. E o que já foi introspecção é hoje expansão, leveza, música marcada no prato e faca.

Influenciada por amizades queridas, ela freqüentou as mesas dos bambas, foi ouvir Fundo de Quintal, Beth Carvalho, ler os livros de Nei Lopes, e decidiu que seu terceiro disco não teria mais o ar dramático que a levou a ser tachada de diva inalcançável.

Quis gravar sambas, um repertório particular que pode ser resumido pelo título do CD que chega esta semana às lojas - Samba Meu (R$ 39,50). O samba de Maria Rita não flerta com a parafernália de estúdio ou com os experimentos da eletrônica.

É o samba elegante de Arlindo Cruz, bamba dos bambas, que assina nada menos do que 6 das 14 faixas do disco.

Leila Pinheiro e Roberto Menescal se encontram em show inédito

Music News - Por Assessoria de Imprensa

 
Mais de 15 anos depois do último show juntos, Leila e Menescal se unem no palco novamente em um espetáculo de guitarra e piano. "Roberto Menescal e Leila Pinheiro" reúne as músicas mais representativas da carreira dos artistas.

Menescal e Leila relembram o sucesso de “Benção bossa nova” interpretando juntos standards como; Ah se eu pudesse, Barquinho, Você e eu e Nós e o mar (Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli e Carlos Lyra).

O show tem ainda um bloco em que Leila Pinheiro, em momento solo, presenteia o público com músicas da MPB de safra recente como Nada por mim (Herbert Vianna e Paula Toller) e Mais uma vez (Flavio Venturini e Renato Russo).

serviço: Grandes Encontros 2007 – Roberto Menescal e Leila Pinheiro
Data: 16 de setembro, 12h30
Local: Praça de Eventos do Shopping Anália Franco
End: Av. Regente Feijó, 1739 – Tatuapé – São Paulo - SP

Moraes Moreira se apresenta pela primeira vez no Teatro Municipal de Niterói

WEBNIT - Por Redação

O cantor e compositor Moraes Moreira se apresenta pela primeira vez no Teatro Municipal de Niterói, nos dias 14 e 15 de setembro (sexta e sábado), às 21 horas.

No show intimista, no qual o violão é seu grande companheiro, o público poderá curtir grandes sucessos de sua carreira e releituras de clássicos da música brasileira, que fazem desse espetáculo uma verdadeira celebração entre artista e platéia.

No repertório estão músicas como Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Forró do ABC, Preta pretinha, Pombo correio, Festa do interior, Eu também quero beijar, Brasil pandeiro e Cajuína.

Victor Biglione e Marcel Powell unem aço e nylon no J CLUB

Music News - Por Assessoria de Imprensa


O J CLUB reúne dias 20 e 21 de setembro dois dos maiores instrumentistas brasileiros para um show imperdível: VICTOR BIGLIONE e MARCEL POWELL. O show marca o encontro de duas gerações de músicos, com influências diversas, que incluem tanto música flamenca como jazz.

“É um encontro entre o aço e o nylon. Violões com tradições diferentes que, juntos, não se chocam nem se misturam”, explica Biglione. “Tocamos juntos há dois anos e já fizemos centenas de shows. A coisa flui naturalmente”, conta Powell.

Os músicos tiveram o cuidado de fazer novas harmonias e criar arranjos diferenciados para as músicas do repertório, com direito a improvisações.

“Teremos um medley em homenagem a Baden Powell, pai de Marcel, com ‘Canto de Ossanha’ e ‘Cai dentro’”, destaca Biglione, que ganhou um Kikito de “Melhor qualidade artística” no último festival de Gramado pelo trabalho musical no documentário “Condor”, de Roberto Mader.

Isso é Bossa Nova, isso é muito natural

Por Vera Barbosa

Quem esteve na Livraria Cultura, ontem (12), para o lançamento do Livro-agenda Anotações com Arte 2008 (edição especial de 50 anos da Bossa Nova) não só pôde se encantar com a belíssima edição - que agora traz, além do formato tradicional, a opção agenda de mesa -, como também reviver os áureos tempos da bossa com o pocket show do cantor e compositor Carlos Lyra.

O repertório, recheado das mais lindas composições com seus diversos parceiros, foi regado a simpatia e carisma de Carlinhos que, entre uma história e outra, relembrou Minha namorada, Sabe você, Coisa mais linda, Primavera e outras insequecíveis canções. 

O bis ficou por conta de Samba da bênção, com Lyra saudando grandes nomes da MPB, como Vinicius, Tom, Baden e também os organizadores e o público presente, o corinho, como ele carinhosamente apelidou.

Saravá, Carlinhos!

* Hoje à noite, Carlos Lyra volta a se apresntar no Tom Jazz, inaugurando a série de shows promovida por Fred Rossi:

Carlos Lyra - Dias 13 (ingressos esgotados), 14 e 15 de setembro no Tom Jazz.
Avenida Angélica, 2331 - Higienópolis. Couvert: R$ 50,00. Informações: (11) 3255.0084.

Outros convidados:

Alaíde Costa (21 e 22/09)
Os Cariocas (28 e 29/09).

Os caras que elas cantam

Folha de S. Paulo - Por Raquel Cozer

O novo amor de Maria Rita é o mesmo de Roberta Sá. Ou melhor, o "Novo Amor", entre aspas e com letra maiúscula.

O samba, presente nos mais recentes álbuns das duas intérpretes, está ainda em outro disco, lançado sem alarde no final do ano passado: "Edu Krieger", o CD de estréia do verdadeiro "dono" da canção.

Aos 33, o músico integra uma safra de compositores recorrentes nos créditos de álbuns de artistas conhecidos e que agora vêm lançando seus primeiros CDs.

Só neste ano, fizeram esse caminho Quito Ribeiro, Rodrigo Maranhão e o DJ e produtor Plinio Profeta.

Maria Bethânia em Pedrinha de Aruanda e Bethânia Bem de Perto

Music News - Por Assessoria de Imprensa

Dois DVDs com registros de dois diretores especiais, Andrucha Waddington - "Pedrinha de Aruanda (2006)" e "Júlio Bressane - Bethânia bem de perto (1966)".

O filme de Bressane, feito em 66 em preto e branco nos mostra Bethânia recém chegada ao Rio, para substituir Nara Leão no teatro, passeando pela cidade e na intimidade da sua casa com amigos como Macalé, Rosinha de Valença e Caetano Veloso.

O documentário “Maria Bethânia – Pedrinha de Aruanda” é um registro singular da intimidade de uma das maiores intérpretes brasileiras de todos os tempos.

O ponto de partida é a comemoração do aniversário de sessenta anos da cantora, celebrados durante uma apresentação em Salvador e uma missa em Santo Amaro, sua cidade natal, em 2006.

Quarteto Maogani apresenta repertório do próximo CD no IMS

Por IMS

Depois de se dedicar ao universo musical de Tom Jobim, o Quarteto Maogani apresenta as músicas que farão parte do repertório do próximo CD.

No show, que acontece quinta-feira (6) no Rio de Janeiro, os violonistas Maurício Marques, Carlos Chaves, Marcos Alves e Paulo Aragão apresentam choros, polcas e quadrilhas de compositores eruditos e populares.

Foram selecionadas desde composições do início do século XX, como Saudades de Valença, de Joaquim Callado, Tristorosa, de Villa-Lobos, Espalhafatoso e Ouro sobre azul, de Ernesto Nazareth, e Tira poeira, de Sátiro Bilhar, até obras contemporâneas, como Choro de Ilza n. 15, de Hermeto Pascoal, e Impressão de choro, de Leandro Braga, passando também por Garoto (Relâmpago), Radamés Gnattali (Caçador de borboletas) e Jacob do Bandolim (A ginga do Mané).

A apresentação acontece no Espaço Cultural Finep (praia do Flamengo, 200, pilotis), às 18h30, com ingressos gratuitos.

Mais informações: (21) 2555-0717.

Vânia Abreu lança 'Misteriosa Dona Esperança'

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira

 
Misteriosa Dona Esperança é o título do sexto disco de Vânia Abreu.

Produzido por Serginho Rezende, com a participação da própria Vânia, o CD vai chegar às lojas neste mês de setembro com distribuição da Tratore.

Música do primeiro LP de Djavan (A Voz, o Violão e a Música de Djavan, de 1976), Embola Bola é um dos destaques do repertório. Carlos Careqa assina a faixa-título e - em parceria com Zeca Baleiro - Cisco.

Família Assad em CD e DVD gravados na Europa

Sucesso! - Por Thomaz Rafael


Gravado durante uma apresentação no Palácio de Belas Artes de Bruxelas, na Bélgica, em 2004, o projeto "Família Assad - Um Songbook Brasileiro" chega finalmente às lojas brasileiras, via Rob Digital.

A cantora e musicista Badi Assad gravou o CD e o DVD ao lado de oito integrantes da família Assad: os irmãos Sérgio e Odair (Duo Assad), os sobrinhos Rodrigo, Clarice, Carolina e Camille, e os pais Dona Angelina e Seu Jorge. No repertório, canções de compositores diversos da MPB, tais como Sinhô ("Gosto que me enrosco"), Jacob do Bandolim ("Doce de Côco"), Gilberto Gil ("Oriente"), Caetano Veloso ("Jóia") e Chico Buarque ("Todo o Sentimento").

A família também gravou composições próprias, como "Ondas" (de Clarice e Seu Jorge), "Dona Inca" (Sérgio e Badi) e "The Being Between" (Badi e Jeff Young).

Fagner apresenta-se dias 20 e 21/09, no Citibank Hall

Music News - Por Assessoria de Imprensa - Citibank Hall


Com 34 anos de carreira e mais de 10 milhões de discos vendidos, o cantor Fagner apresenta show do 27º álbum da carreira, “Fortaleza”, dias 20 e 21 de setembro, no Citibank Hall.

No repertório, as novas “Colando a boca”, “Maria Luiza”, “No tempo dos quintais” e “Maria do Futuro”, além dos sucessos “Canteiros”, “Fanatismo”, “Mucuripe”, “Revelação”, “Jura Secreta”, “Noturno”, “Deslizes” e “Borbulhas de amor”.

No palco, os músicos Adelson Viana (maestro, teclado e acordeom), Edmundo Jr. (baixo), Ricardo Pontes (bateria), Cristiano Pinho (guitarra), Hoto Jr. (percussão) e Marcus Vinnie (teclados), acompanham o cantor.

'Ensaio', de 1990, traz Gonzaguinha para DVD

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira

Mais um registro do programa Ensaio põe postumamente um artista na era do DVD.

E é a hora e a vez de Gonzaguinha (1945 - 1991), que tem editada em DVD a entrevista que concedeu em 1990, um ano antes de sair de cena, à atração da TV Cultura.

A edição faz parte da série produzida pela indie gravadora carioca Performance Music em parceria com a emissora paulista.

Entre os 19 números musicais que costuram o papo, apenas um (Mangaratiba) não está associado à obra de Gonzaguinha e ao repertório de seu pai, Luiz Gonzaga. Veja aqui a lista de músicas do DVD.

Emocionante delicadeza

Blog Acordes - Por Toninho Spessoto

Os Trovadores Urbanos - Juca Novaes, Maída Novaes, Valéria Caram, Eduardo Santhana - têm o dom de emocionar pelo simples. Em serenatas ou nos palcos, trazem sempre música brasileira de qualidade.

Neste DVD, gravado ao vivo em janeiro de 2007 no teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo, não é diferente. A base do repertório é o CD Canções Paulistas, que teve pesquisa de repertório a cargo do produtor, jornalista e pesquisador Zuza Homem de Mello.

No show, Zuza é o mestre de cerimônias.

Céu prepara nova turnê nos EUA para outubro

estadao.com.br - Por Agência Reuters

A jovem cantora Céu caiu no gosto do público dos Estados Unidos, para onde ela volta em outubro para uma segunda temporada de shows este ano, informou na quinta-feira sua gravadora norte-americana.

Ela ficou conhecida no país depois de ter seu terceiro e último CD vendido pelo selo das cafeterias Starbucks em abril, com direito a anúncios de página inteira em jornais como o The New York Times.

Na época, Céu cruzou os Estados Unidos em 13 shows em cidades como Nova York, Seattle, Washington e Chicago, em vários deles com ingressos esgotados.

Desde então, a cantora de 27 anos vendeu mais de 75 mil discos e chegou ao número um da parada de World Music da Billboard com um disco que mistura influencias de jazz, reggae, hip hop e, como ela gosta de frisar, samba de raiz.

Benditas

Por Vera Barbosa

 

Lô Borges se apresenta no Sesc Vila Mariana

Folha de S. Paulo - Por Redação


O cantor e compositor Lô Borges apresenta, de hoje a domingo, seu show "Bhanda" no Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141).

No repertório do show estão presentes canções do último CD e músicas que marcaram sua carreira, como "Clube da Esquina nº 2" e "Para Lennon e McCartney".

Hoje (31) e amanhã(01), às 21h, e domingo (02), às 18h. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 30.

Mais informações pelo tel. 0/xx/11/5080-3000.

Anna Luisa faz último show "Do Zero" no Rio

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Após se apresentar no Canecão, a cantora Anna Luisa fará o último show da turnê "Do Zero" no Rio, no próximo domingo (dia 2), a partir das 20h.

A artista se apresentará na Sala Municipal Baden Powell.

O espetáculo tem promoção da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Geraldo Azevedo lança novo CD em SP

Radio Agência - Por Moacir Drska

Nos próximos dias 7, 8 e 9 de setembro, o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo faz no palco do Teatro do SESC Vila Mariana, em São Paulo, o show de lançamento de seu novo CD, "O Brasil Existe em Mim".

O repertório do show inclui quase todas as músicas do novo álbum, como "Chorinho de Criança" (parceria com Capinan) e "O Nome do Mistério" (parceria com Torquato Neto", além de clássicos da carreira do cantor, como "Dia Branco", "Moça Bonita" e "Táxi Lunar".

Geraldo estará acompanhado de seus dois filhos, Tiago Azevedo (bateria) e Clarice Azevedo (vocal), além de Igor Araújo (baixo), Vitor Motta (sopros) e Luiz Alencar (teclados e sanfona).

Alzira E lança cd no Sesc Pinheiros com participação de Zélia Duncan e Ná Ozzeti

Music News - Por Assessoria de Imprensa - Bueno Comunicação

Será nos dias 22 e 23 de setembro, no Teatro Paulo Autran - Sesc Pinheiros, o lançamento do novo disco da cantora, compositora e violonista sul-mato-grossense, Alzira Espíndola, que passou a assinar Alzira E, nome de seu sétimo disco, lançado pelo selo Duncan Discos, com distribuição da Tratore.

Alzira E remete aos parceiros, como Itamar Assumpção, Alice Ruiz e recentemente o poeta Arruda, que estréia como compositor neste cd, e também aos artistas com quem tem afinidade.

É o caso de Ná Ozzeti, convidada do dia 22/9, “temos uma admiração de muito tempo uma pela outra. Nós duas somos parceiras de Itamar, temos muita afinidade, mas estivemos poucas vezes juntas no palco. Esta deve ser a terceira vez”, comenta Alzira E.

Zélia Duncan é uma parceria mais recente, mas não menos intensa, e participará do show de lançamento no dia 23/9.

Leila Pinheiro e João Carlos em tributo a Dolores Duran

Ziriguidum - Por Beto Feitosa

Leila Pinheiro e João Carlos Assis Brasil gravaram A noite do meu bem.

A faixa é parte do tributo que o jornalista Thiago Marques prepara com a obra da compositora Dolores Duran. O disco chega ao mercado em novembro pela Lua Music.

Além de Leila e João Carlos também participam nomes como Fafá de Belém, Fagner, Wanderléa, Fátima Guedes, Tito Madi, Tetê Espíndola, Dóris Monteiro, Pery Ribeiro, Zezé Motta e Cláudia Telles entre outros. Em 2007 Thiago produziu trabalho semelhante com as músicas de Maysa.

[ Travessia - ver cantos anteriores ]



Ir para Home



Pão e Poesia - Simone

"Um cantinho, um violão. Este amor, uma canção. Pra fazer feliz a quem se ama. Muita calma pra pensar. E ter tempo pra sonhar. Da janela, vê-se o Corcovado, o Redentor - que lindo! Quero a vida sempre assim, com você perto de mim, até o apagar da velha chama. E eu que era triste, descrente desse mundo... Ao encontrar você, eu conheci o que é felicidade, meu amor." (Corcovado - Tom Jobim)

Meu Perfil

BRASIL, Sudeste, Mulher

 


"Música na cabeça é carinho, alegria, inteligência, fantasia, prazer, doçura, energia, paixão e poesia"
Ben Jor




*Uma brasileira*

Paulistana da gema.
Ariana, 43 anos, jornalista. Música é o que mais me alimenta a alma. Esse espaço é destinado a quem prestigia a Música Popular Brasileira. O objetivo é difundir o que temos de melhor, fazer amigos, ampliar o repertório e estimular o conhecimento.
Entre e fique à vontade!



Meu Perfil no Orkut







bamba(s) online


Assine meu Livro


*Tantas Palavras* Contatos:

Pela Internet:
vlgb@uol.com.br

Pelo Telefone:
(11) 8985-7531




*Sintonia*
Cultura AM, SP
Eldorado FM, SP
MPB FM, RJ
Nova Brasil FM, SP
USP FM, SP







 Rádio Bossa Nova 
Jeannie Black, Seattle (USA)

 


 

 

Cantaram comigo: