Pão e Poesia por Vera Barbosa - UOL Blog
Orquestra Imperial recicla samba, bossa e tropicália em disco de MPB atemporal

UOL - Por Pedro Carvalho

Formada por notáveis da cena carioca, como o "hermano" Rodrigo Amarante, o produtor Kassin, Moreno Veloso e o baterista de Chico Buarque, Wilson das Neves, entre outros 15 integrantes, a Orquestra Imperial lança seu primeiro e esperado CD.

O que começou quase como uma brincadeira entre amigos com a intenção despretenciosa de animar gafieiras acabou se tornando um projeto com personalidade própria e bastante evidente neste trabalho.

Semelhante ao que roqueiros norte-americanos como Neil Young e The Band fizeram no final dos anos 60, buscando em suas raízes musicais os ingredientes para a criação de uma música atemporal, a Orquestra Imperial utilizou o samba e outros gêneros tradicionais como base para uma sonoridade ao mesmo tempo familiar e moderna.

Uma dama também quer se divertir - Mariana Baltar

Music News - Por Assessoria de Imprensa

Uma dama também quer se divertir (independente / Zambo), o primeiro CD de Mariana Baltar que será lançado no próximo dia 19 de setembro, às 19h30, no Teatro Rival, teve participação ativa da cantora em todas as fases.

Desde a escolha das músicas aos últimos detalhes da mixagem. O repertório vai de clássicos do samba que ela costuma interpretar nas noites da Lapa e do Centro Cultural Carioca a músicas inéditas de diversos gêneros e épocas.

De Assis Valente, Ataulpho Alves e Cartola a Vander Lee, Teresa Cristina, Adryana BB, Marceu Vieira e Tuninho Galante, passando por Billy Blanco, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Jorge Ben Jor, entre outros.

O CD, produzido por Alfredo Galhões - que assina grande parte dos arranjos e divide a direção artística com Osvaldo Vidal - têm um grande time de músicos que contribuíram com extremo bom gosto e personalidade na execução do repertório de sambas, ritmos do nordeste e MPB.

Anna Luisa lança "Do Zero" com shows no Rio

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Carioca de 28 anos, a cantora Anna Luisa fez sua estréia "oficial" no mercado com o lançamento do álbum "Do Zero". Metade das faixas presentes no disco foram compostas pela própria intérprete.

Algumas delas, em parceria com integrantes de sua banda, formada por Fernando Caneca (guitarra), Emerson Mardhine (baixo), Eugenio Dale (violão) e Ricardo Siri (percussão). É o caso por exemplo de "Cabra-Cega" (Anna/Mardhine), faixa que abre o álbum.

Destaque ainda para "Pedacinho da vida", "Serena" e "Depressa". "Do Zero" traz ainda composições inéditas de Pedro Luís ("Vale quanto pesa" e a faixa-título, feita em parceria com Seu Jorge) e Rodrigo Maranhão ("O Osso", "Ciranda" e "Pra Tocar no Rádio"), além da regravação de "Um Par" (composição de Rodrigo Amarante, gravada originalmente pelo Los Hermanos no CD "Ventura").

Nas últimas semanas, Anna Luisa tem apresentado o repertório do disco em shows no Rio de Janeiro. Entre eles, uma apresentação solo no projeto "Aqui se escreve a música brasileira - Canecão 40 anos".

Nesta mesma noite, o palco do Canecão recebeu Glaucia Nasser, Edu Krieger, Rio Maracatu, Flavio Venturini e Geraldo Azevedo.

Paulo Moura faz participação especial em show de Cláudio Menandro no Sesc Ipiranga

Music News - Por Assessoria de Imprensa

O segundo semestre começa com tudo na capital paulista. Na terça-feira, dia 03 de julho, tem mais uma apresentação do Circular Brasil em São Paulo.

A partir das 21h, Paulo Moura juntamente com Cláudio Menandro e Grupo mostram toda sua musicalidade no Teatro do Sesc Ipiranga.

O projeto Circular Brasil é patrocinado pela Petrobras e tem o objetivo de promover um intercâmbio cultural no cenário musical brasileiro com séries de shows de música popular brasileira instrumental.

Quinteto Violado, Quarteto Maogani, Cláudio Menandro e Grupo Jacarandá recebem no palco músicos ilustres como Carlos Malta, Marcos Suzano, Paulo Moura e Armandinho.

Em 2006, lançamento do projeto, as duas primeiras etapas do Circular Brasil contaram com mais de 50 shows nos quatros cantos do país, sempre sob a coordenação geral do músico Marcelo Guima.

Gilberto Gil toca pela 1ª vez no arquipélago dos Açores

BOL - Por Agência Lusa

O cantor e compositor Gilberto Gil atua pela primeira vez no arquipélago português dos Açores, em agosto, num concerto único, integrado em sua turnê européia, anunciou nesta quarta-feira a casa de espetáculos que vai receber o brasileiro.

"É o maior espetéculo do verão 2007", disse, em coletiva de imprensa, a presidente do conselho de administração do Coliseu Micaalense, Berta Cabral.

O show do minitro da Cultura vai integrar uma série de comemorações dos 90 anos do Coliseu Micaelense, o maior dos Açores, localizado na cidade de Ponta Delgada.

"Trata-se de um dos mais importantes nomes da música mundial", entusiamou-se Berta Cabral, lembrando que Gilberto Gil é o único cantor de expressão portuguesa que conquistou, por três vezes, o "Grammy" para o melhor álbum de "World Music" (1998, 2001 e 2005).

Leila Maria no Cinemathèque

Music News - Por Assessoria de Imprensa - Deckdisc

Voz aveludada, porte de diva e repertório que diz muito a quem realmente gosta de boa música. São com estes predicados e todo charme de Leila Maria que o Rio de Janeiro volta a conferir o show de lançamento do badalado álbum Canções do Amor de Iguais, reaquecendo o coração dos cariocas que forem ao Cinemathèque Jam Clube, no próximo dia 30 (sexta-feira), a partir das 22h, em Botafogo.

Mais um show emocionado. Leila Maria, uma das mais belas vozes da MPB, acaba de lançar – sob a curadoria do jornalista Antônio Carlos Miguel – o aguardado Canções do Amor de Iguais, seu terceiro disco.

Nesta empreitada, o talento de anos de carreira se ratifica com o aval de platéias que já tiveram o prazer de conferir a performance de Leila cantando jazz (marca de sua carreira), standards nacionais em versões em inglês e agora um olhar delicado para canções que flertam com o universo gay, seja pela temática das letras, por terem sido adotadas por este público ou mesmo pela orientação sexual de seus compositores.

Bar Brahma leva bossa nova dançante ao centro às segundas-feiras

Music News - Por Assessoria de Imprensa


O Bar Brahma apresenta, a partir da próxima segunda-feira, o Bar Brahma’s Bossa Eletrônica - uma série de shows que mesclam bandas e DJs para apresentar uma bossa nova moderna e dançante.

É a primeira vez que uma casa noturna de S. Paulo destina uma noite exclusivamente ao gênero. Os shows acontecem sempre às segundas, às 20h, no salão principal do bar.

A primeira atração é o trombonista Bocato, que se apresenta com os DJs Ramilsom Maia e Dom KB. Para que todo mundo possa balançar o esqueleto, o salão reservou um espaço para pista de dança, e os sofás ficarão em volta do palco.

O open bar de Chopp Black ficará aberto durante todo o show.

Boca Livre lança primeiro DVD em agosto

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Formado por Zé Renato, Maurício Maestro, David Tygel e Lourenço Baeta, o grupo Boca Livre gravou seu primeiro DVD no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, no início deste ano. Intitulado "Boca Livre a ao Vivo" (MP, B/Universal Music/Canal Brasil), o projeto chegará às lojas em julho, em CD.

No mês seguinte, será a vez do DVD ser lançado. A gravação contou com a participação dos músicos de apoio Marcelo Mariano (baixo e produção musical), Pantico Rocha (bateria e percussão) e João Carlos Coutinho (piano, acordeon e teclados).

Já os convidados que marcam presença no projeto são Roberta Sá (na canção "Desenredo"), Fred Martins (em "Diana"), Rodrigo Maranhão ("Feito Mistério") e Renato Braz ("Cruzada").

Lucina no Projeto Isso dá caldo

Por Assessoria de Imprensa


Show inédito e local muito especial
Participação especial: Ana Cristina França
29 de Junho às 21 horas
Inf.: (21) 9167-2421

Grupo tira do baú sambas inéditos de bambas

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira


A composição de sambas nem sempre é documentada com a devida atenção. Às vezes sem a consciência de seu valor, grandes bambas nem sempre registram toda sua produção autoral.

E grandes sambas, às vezes, se perdem na tradição oral. Daí o inestimável valor documental de Samba do Baú, álbum de estréia do grupo carioca É com Esse que Eu Vou - formado por Tiago Machado (cavaquinho), Pedro Moraes (voz), Rodrigo La Rosa (percussão) e Júlio Braga (percussão).

Escorado na direção musical e nos arranjos de Afonso Machado, fundador do grupo Galo Preto, o quarteto registra 12 sambas inéditos em disco de belos compositores como Cartola (1908 - 1980), Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) e Mauro Duarte (1930 - 1989).

Fruto de dois anos de pesquisa, o CD dá grande contribuição ao repertório do samba tradicional. Veja as 12 jóias tiradas do baú pelo quarteto.

Saem novos Peranzzetta, Grossi e Dôdo Ferreira

Gafieiras - Por Dafne Sampaio


Gilson Peranzzetta, Gabriel Grossi e a capa do novo disco de Dôdo Ferreira

A música instrumental brasileira segue em franca (e excelente) produção e uma das fábricas mais ativas do mercado é a gravadora Delira Música.

De uma tacada só, os cariocas soltaram discos novos do veterano pianista Gilson Peranzzetta, do jovem gaitista Gabriel Grossi e do eclético, e aqui jazzista, baixista Dôdo Ferreira.  Saiba um pouco mais sobre estes três lançamentos.

Novo CD de Paula Toller nas lojas no dia 28

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Segundo álbum solo da cantora Paula Toller, "Só Nós" (Warner) chegará às lojas na próxima quinta-feira (dia 28).

Produzido por Paul Ralphes, o CD traz inúmeras canções inéditas, incluindo parcerias de Toller com Dado Villa-Lobos e os americanos Donavon Frankenreiter e Jesse Harris (autor de alguns sucessos de Norah Jones), entre outros nomes internacionais.

"Só Nós" será lançado com 14 faixas. O primeiro single, "Meu Amor se Mudou pra Lua", já está nas rádios. No Rio de Janeiro, a canção foi a sexta mais tocada na última semana (11 a 15 de junho), segundo números da Crowley.

As outras faixas do novo álbum da artista carioca são "? (O Q é Q Eu Sou)", "All Over", "À Noite Sonhei Contigo", "Pane de Maravilha", "If You Won't", "Tudo se Perdeu", "Long Way from Home", "Barcelona 16", "Eu Quero Ir pra Rua", "Um Primeiro Beijo", "Você me Ganhou de Presente", "Rústica" e "Glass".

Festival “Itinerario Brasile”

Music News - Por Assessoria de Imprensa

Entre os dias 7 e 11 de Julho de 2007, o festival “Itinerario Brasile” realiza, na Itália, sua quarta edição com artistas representativos da música popular brasileira.

O festival acontece em Frascati, pequena cidade medieval localizada nas redondezas de Roma e conhecida mundialmente pela sua tradição gastronômica, vinícola e cultural, com o palco montado no parque historio de Villa Torlonia.

Desde sua criação, em 2004, o festival, organizado pela Accademia Romana di Musica (www.accademiaromanadimusica.com) e pelo produtor Rodrigo González Villalobos, vem consolidando uma parceria com a prefeitura de Frascati, o governo do Lazio e a embaixada do Brasil em Roma para criar um espaço permanente dedicado exclusivamente à música e cultura brasileira na Itália, sendo o único evento deste gênero na Europa.

Entre os artistas que participaram das edições anteriores, destacam-se João Bosco, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Marco Pereira, Trio Madeira Brasil e Irio de Paula.

Em 2007, a programação conta com a cantora e pianista Tânia Maria (07/07), o trio de jazz italiano Doctor 3 (08/07), o violonista e compositor Guinga e a cantora Paula Santoro (09/07), o grupo italiano Gianluca Persichetti & Stefano Rossini com a participação da renomada cantora italiana Lina Sastri (10/07) e Toninho Horta (11/07).

Festival de música de Campos do Jordão faz homenagem às mulheres

BOL - Por Redação

O 38º Festival Internacional de Música de Campos do Jordão, que será realizado de 7 a 29 de julho, apresenta trabalhos de mulheres que se destacam no meio erudito.

O festival receberá a soprano Dame Kiri Te Kanawa, as pianistas Maria João Pires e Cristina Ortiz, a trompetista Alison Balsom, as sopranos Rosana Lamosa e Gabriela Geluda, entre outras. Jocy de Oliveira será a compositora residente deste ano.

A maestrina paulistana Debora Waldman vai reger a ópera "Rita", de Gaetano Donizetti. Ela é assistente do maestro Kurt Masur na Orquestra Nacional da França.

Haverá homenagens a três grandes mestres da música brasileira: Chiquinha Gonzaga (1847-1935), a pianista Guiomar Novaes (1894-1979) e a soprano Bidu Sayão (1902-1999).

MinC e BNB firmam protocolo de intenções para fortalecimento da cultura nordestina

Music News - Por Assessoria de Imprensa


O ministro da Cultura (MinC), Gilberto Gil, o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, e o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, formalizarão protocolo de intenções entre o MinC e o BNB, visando integrar recursos, experiência acumulada e competências institucionais no desenvolvimento de ações que contribuam para o fortalecimento e integração da cultura nordestina no desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

O protocolo de intenções será assinado na próxima segunda-feira, 25, às 17 horas, durante a solenidade de inauguração do Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa, no município de Sousa, localizado na região do Alto Sertão Paraibano (distante a 434 km da capital paraibana, João Pessoa).

Nesse contexto, serão lançadas, na ocasião, duas linhas de crédito resultantes dessa agenda mútua de cooperação interinstitucional construída entre MinC e BNB: o programa Cresce Nordeste Cultura (uma linha de crédito barata, com juros baixos e prazos longos, para apoio financeiro a empresas que desenvolvam atividades no setor cultural da Região, com recursos originários do FNE – Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste); e o CrediAmigo para o Setor Cultural (programa de microcrédito produtivo orientado para pequenos empréstimos, de modo rápido e sem burocracia, inicialmente de até R$ 2 mil, a microempreendedores que realizem atividades culturais).

Museu da Imagem e do Som apresenta Edu Puperi Trio

Music News - Por Assessoria de Imprensa

 
Edu Puperi Trio é um grupo de música instrumental brasileira que explora ritmos diversos como samba, choro, baião, jazz e bossa nova de forma livre e criativa. Os principais enfoques do trabalho são as composições originais do pianista Eduardo Puperi e os solos instrumentais criados a partir destas composições.

O grupo foi formado no final de 2004 e além de Eduardo Puperi no piano, conta com a participação do contra-baixista Luis Passos e do baterista Humberto Zigler. Além do repertório próprio, o trio também cria arranjos para temas brasileiros e internacionais e adapta o seu repertório às características de cada show.

Serviço: Edu Puperi Trio
Data: 27/06, 19h
Local: Museu da Imagem e do Som(MIS)
Endereço: Av. Europa, 158
Entrada franca

Concerto tem repertório inspirado em obras copiladas por Mário de Andrade

Music News - Por Assessoria de Imprensa

A Sinfonieta dos Devotos de Nossa Senhora dos Prazeres apresenta no dia 24 de junho, ao meio-dia, na Igreja da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, concerto gratuito, modinhas imperiais e a única composição assinada por Mário de Andrade.

O repertório do quarto concerto do projeto Os Mestres Mulatos, de autoria e regência do maestro Marcelo Antunes Martins, foi extraído do álbum “MODINHAS IMPERIAIS – Coligidas por Mário de Andrade”, resultado de uma pesquisa sobre música feita pelo escritor em 1930, por todo o Brasil, e que teve suas partituras editadas para canto e piano.

A apresentação contará com a participação especial do ator, diretor de teatro e dramaturgo Márcio Araújo, contextualizando trechos de cartas escritas por Mário de Andrade, cujos temas remetem às músicas interpretadas. Dentre os trechos escolhidos está aquele onde Mário de Andrade conta de forma jocosa como compôs sua única obra musical, “Viola Quebrada“.

Festival de Inverno de Petrópolis começa na próxima semana

Folha Online - Por Redação

O Festival de Inverno de Petrópolis começa no dia 29 de junho e vai até o dia 15 de julho na cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro. No evento, estão previstas mais de 40 atrações nacionais e internacionais.

Há espetáculos de música clássica, música popular, balé, orquestras, teatro e dança no festival. É a sétima edição do festival, que além de Petrópolis também conta com apresentações em Itaipava.

Nesta edição do evento, devem participar atrações como a Philadelphia Youth Orchestra, sob a regência do Maestro Louis Scaglione, o coral norte-americano da Universidade de São Francisco, sob a regência de Michael Wayne Smith, o Trio Modigliani da Itália e o violinista tcheco Joroslav Sonsky.

Novo CD de Hamilton de Holanda

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

O músico Hamilton de Holanda utilizou os momentos introspectivos em quartos de hotel para criar seu novo trabalho, "Íntimo", lançado neste mês pela Deckdisc.

As novas canções foram compostas em algumas cidades onde o artista se apresentou nos últimos meses. Hamilton escolheu um repertório que mistura clássicos da MPB com composições inéditas.

Destaque para as releituras de "Luiza" e "Beatriz", ambas gravadas num hotel na Guiana Francesa, e para as homenagens à esposa (em "Amor saudade amor") e ao irmão (na faixa "A César o que é de César").

De Paris, Hamilton trouxe a gravação de "Senhorinha". O álbum ainda conta com "Feitiço da Vila", "Samba do Soho" (Tom Jobim), "Passarim" (outra de Tom), "O Bem do Mar" (Dorival Caymmi) e "As Rosas não Falam" (Cartola).

Mona Gadelha é atração da série em homenagem a Tom Jobim

Max Press - Por Redação

A cantora e compositora Mona Gadelha será atração do dia 22 de junho do projeto "Jazz na CAIXA Cultural", que em sua quarta edição, homenageia Tom Jobim. O show acontecerá às 18h30, na CAIXA Cultural, Edifício Sé (Praça da Sé, 111). A entrada é franca.

A série de shows homenageia os 80 anos do músico, trazendo o tema "Todos os Tons: jobinianos e pós-jobinianos". De 13 de maio a 24 de agosto, quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, o Grande Salão da CAIXA Cultural recebe artistas, que, a seu modo, farão reverência ao maestro, seja em releituras da obra de Jobim, seja simplesmente seguindo sua própria "bossa".

Mona Gadelha mostrará porque a bossa "Saint-Denis-Ceará" entrou em compilações internacionais do Japão, Inglaterra e EUA. Composta pelo cearense Valdo Aderaldo e pelo gaúcho Celso Gutfreind, pode-se dizer que a música parafraseia "Garota de Ipanema", quando fala de "uma moça que vem e que passa", mas que não é a mesma populariza por Tom Vinicius.

Paula Lima em show com repertório especial

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

A cantora Paula Lima fará um show especial no Ébano Bar, em São Paulo, no próximo domingo (dia 24). Lima apresentará um repertório diferente de seu atual show, trazendo composições de grandes mestres do samba, como Seu Jorge, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.

Algumas delas, como "Tirou Onda" (Arlindo Cruz) e "Saudações" (Leci Brandão), gravadas pela própria artista. Intitulado "O Fino do Samba", o espetáculo terá início às 20h.

Gilberto Gil em turnê pela Europa

Ziriguidum - Por Beto Feitosa

Entre julho e agosto Gilberto Gil deixa seu mandato no Ministério da Cultura para uma série de shows pela Europa.

A turnê do Ministro começa no dia 6 de julho em Portugal. Depois segue para o Marrocos (7/7), Suiça (11/7), Sicilia (12 e 13/7), Itália (15 e 27/7), Finlândia (19/7), França (20/7) e Espanha (26 e 29/7). No início de agosto Gil volta a Portugal (2/8) e termina a turnê na França (6/8).

Sem lançar disco de músicas inéditas desde que assuniu o cargo político, essa semana Gilberto Gil disponibilizou gratuitamente um clip caseiro com sua nova composição, Banda larga cordel (veja aqui).

Quinteto Villa-Lobos em Tatuí

Music News - Por Assessoria de Imprensa - Um por todos

Tem início no dia 21 de junho, em Tatuí, SP, a primeira edição do Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, evento voltado aos instrumentos da família das "madeiras" em uma orquestra – flauta, oboé, clarineta e fagote.

O evento será aberto às 20h30, pelo Quinteto Villa-Lobos, formado por Toninho Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (Oboé), Paulo Sérgio (clarineta), Aloysio Fagerlande (fagote) e Phillip Doyle (trompa). Com 45 anos de atividades ininterruptas, o Quinteto vem realizando a melhor fusão entre popular e erudito dentro do país.

O Encontro será realizado até domingo, 24, nas dependências do Conservatório de Tatuí. Serão realizados masterclasses, palestras, concertos e recitais. Ao todo, foram recebidas 270 inscrições, de vários pontos do Brasil e o foco do evento é a formação do instrumentista de madeira e sua preparação para o mercado de trabalho.

Gol apresenta versão contemporânea D'O Guarani

Max Press - Por Redação

Releitura da ópera de Carlos Gomes vai lançar no Brasil o conceito espetáculo-festa e será a primeira edição do projeto proprietário V.I.A. (Versão Inovadora da Arte) GOL, uma iniciativa da Companhia para promover ações culturais no Brasil A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, companhia aérea brasileira de baixo custo, baixa tarifa, realiza uma nova montagem da ópera O Guarani, a mais famosa obra do maior operista brasileiro, Carlos Gomes.

O espetáculo-festa, que vai conciliar a tradição e erudição da ópera com a contemporaneidade da música eletrônica, é uma experiência inédita no país, que faz parte de um projeto em que a GOL funde arte e entretenimento.

A montagem d'O Guarani será a primeira da série V.I.A. GOL (www.arteviagol.com.br), que levará anualmente ao público de diversas capitais do país versões de grandes temas da cultura nacional, sempre numa linguagem reelaborada.

Ná Ozzetti no Projeto Adoniran

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

O Projeto Adoniran apresenta nesta quarta-feira (dia 20) o show da cantora e compositora paulistana Ná Ozzetti. O espetáculo acontece a partir das 18h30, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina.

A artista estará acompanhada pelo violonista Dante Ozzetti e mostrará um repertório diversificado, formado por músicas próprias, como "Canto em Qualquer Canto" (parceria com Itamar Assumpção) e "Tempo Escondido" (parceria com Luiz Tatit); composições de Dante Ozzetti, como "Ultrapássaro" (parceria com Zé Miguel Wisnik) e "Estopim" (com Luiz Tatit); além de canções de Sinval Silva ("Adeus Batucada"), Ari Barroso ("Boneca de Piche"), Sinhô ("Canjiquinha Quente"), Chico Buarque ("Já Passou") e Roberto e Erasmo Carlos ("Sua Estupidez").

Especial Fernando Faro

Music News - Por Assessoria de Imprensa - TV Cultura

Grandes nomes da MPB no programa que comemora os 80 anos de Fernando Faro

A TV Cultura exibe na quinta-feira (21/06), das 20h às 22h, um programa especial em comemoração aos 80 anos de Fernando Faro, um dos profissionais mais importantes da história da televisão brasileira.

Ele, que apresenta o programa Ensaio, acaba de assumir o Núcleo de Música da emissora.

Com duas horas de duração, o programa apresenta um show musical inédito com artistas e amigos que estiveram presentes ao longo de sua carreira, como Paulinho da Viola, Toquinho, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, Jair Rodrigues, Davi Moraes, Velha Guarda da Portela, Rolando Boldrin, Inezita Barroso, Edvaldo Santana, Alessandro Kramer e Guinha Ramirez.

Péricles Cavalcanti na internet

Music News - Por Redação


O compositor Péricles Cavalcanti apresenta duas novidades na cola de seu novo CD. Péricles traz seu Blog e também mostra sua música no site  MySpace.

Nana Caymmi com novo CD e planejando DVD

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Lançado recentemente pela Som Livre, o álbum "Quem Inventou o Amor", da cantora Nana Caymmi, é mais um volume gravado para perpetuar ainda mais a obra do pai, Dorival Caymmi.

O repertório traz 14 sambas-canções compostos por Dorival, a maioria deles entre os anos 40 e 50. São clássicos como "Não tem Solução", "Sábado em Copacabana", "Só Louco", "Nunca Mais" e "Nem eu", além de faixas menos conhecidas, como "Tão Só", "Adeus" e "Eu sem Maria".

Os arranjos são de Dori Caymmi e Cristóvão Bastos. Ainda neste ano, Nana Caymmi pretende gravar um CD e um DVD com seus grandes sucessos. O projeto será produzido por José Milton.

Maria Bethânia é atração em casa de espetáculos portuguesa

UOL - Por Agência Lusa


Foto: CD Mar de Sophia (Biscoito Fino, 2006) em quem Bethânia casa a obra da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner com as águas da música brasileira.

A cantora Maria Bethânia vai representar a música brasileira na programação para os meses de julho a setembro do Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, na região centro de Portugal.

O show "Dentro do Mar Tem Um Rio", de Maria Bethânia, será em 8 de julho e integra uma relação de outros 30 espetáculos, incluindo um ciclo de jazz ao ar livre e apresentações de dança.

"Aumentamos o número de iniciativas, reduzindo os custos mas mantendo a qualidade", disse aos jornalistas Fernandes Thomaz, presidente do conselho de administração da empresa municipal Figueira Grande Turismo (FGT).

Segundo o responsável, a FGT vai investir 87,5 mil euros (cerca de R$ 227 mil) na programação do 3.º trimestre de 2007, contra 112,5 mil euros (R$ 290 mil) gastos no mesmo período de 2006.

I Festival do samba paulista

Por Assessoria de Imprensa

O I Festival do samba paulista apresentará uma variedade de modalidades de sambas, do samba de roda ao samba canção, do partido alto à bossa nova, do samba de breque ao samba sincopado.

Há veteranos, como Waldir da Fonseca, que classificou o samba de breque "Chá de sumiço" e a cantora Iná, que interpretará o samba de roda "Bamboleio", do compositor Teroca, de Araraquara.

"Barraco apertadinho", de Nando Távora, é um samba que remete ao universo de Adoniran Barbosa. Já "Início de caso", de João Bid, fala dos amores na noite da "Boca do Lixo"da capital.

"Samba de uma noite só", de Fernando Cavallieri, é uma bossa-nova com letra moderna, assim como "Flor perfumada", das compositoras Janaína Pereira e Potiguara Menezes.

"Lamento negro" é um afro-samba, e "O grande cenário tropical" um samba-choro. Foram 263 músicas inscritas, das quais foram selecionadas apenas 12 para concorrerem ao festival.

Dias 26 e 27 de Junho, no TUCA , com júri presidido por Eduardo Gudin e shows de Trovadores urbanos e Paulo Vanzolini.

Thaís Gulin apresenta seu disco em São Paulo

Por Assessoria de Imprensa

A cantora e compositora curitibana Thaís Gulin se apresenta dia 22 no SESC Vila Mariana, cantando músicas de seu primeiro disco, lançado pela Rob Digital.

O repertório de Thaís inclui obras de compositores renomados, como "Lua Cheia", de Chico Buarque, "De Boteco em Boteco", de Nelson Sargento, e "Garoto de Aluguel", de Zé Ramalho, além de canções assinadas pela própria intérprete.

Paulo Moura e Ociladocê interpretam Caymmi CD

Por Assessoria de Imprensa - Biscoito Fino

Maestro, compositor, clarinetista e saxofonista, Paulo Moura é um dos expoentes da música instrumental brasileira.

A carreira deste paulista de São José do Rio Preto, mas de alma carioca, iniciou-se nas gafieiras do Rio de Janeiro ao mesmo tempo em que integrava a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal como clarinetista.

Experimentando os dois lados da moeda, Paulo Moura transita com a mesma maestria entre Villa-Lobos e Pixinguinha, clássicos populares americanos e Dorival Caymmi, de quem gravou um CD no início da década de 90, acompanhado do grupo Ociladocê, agora relançado pela Biscoito Fino.

Festas brasileiras em Santa Monica, nos EUA

Por Thomaz Rafael

Cinco artistas brasileiros se apresentarão no Brazilian Summer Nites, evento marcado para os meses de julho e agosto no Temple Bar, casa noturna de Santa Monica, na Califórnia.

O cantor e compositor Zé Renato abrirá a temporada, no dia 12 de julho. No dia 15, será a vez dos americanos e brasileiros residentes nos EUA conferirem a performance do DJ Dolores; no dia 22, o show será do grupo Azimuth; e em agosto, as atrações brasileiras da casa serão o pianista e compositor Marcos Ariel (dia 5) e o grupo AfroReggae (dia 19).

Compositor da bossa nova, Durval Ferreira morre aos 72 no Rio

Folha Online

O músico, compositor e produtor Durval Ferreira, 72, morreu, às 13h25 deste domingo (17), na Clínica São Carlos, em Humaitá (zona sul do Rio). Não foi divulgada a causa da morte. O enterro está previsto para 14h desta segunda-feira (18), no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul).

O violonista e arranjador era co-autor de clássicos da bossa nova cultuados internacionalmente, como "Estamos Aí" e "Tristeza de Nós Dois". Em 1962, ele acompanhou Sérgio Mendes no histórico concerto do Carnegie Hall e tocou até com o saxofonista americano Cannonball Adderley.

Ferreira nasceu no Rio no dia 26 de janeiro de 1935. Ele passou as últimas três décadas produzindo discos comerciais. Em 2004, lançou seu primeiro disco solo, "Batida Diferente", que foi elogiado pela crítica.

Morre no Rio produtor e compositor Durval Ferreira
Uol Música

São Paulo - Morreu no Rio de Janeiro neste domingo, aos 72 anos, o produtor e compositor Durval Ferreira, vítima de câncer. Durval estava internado havia 10 dias na Clínica São Carlos, em Humaitá, na zona sul carioca. O sepultamento está marcado para esta segunda-feira no Cemitério São João Batista, em Botafogo, onde o músico será velado a partir das 11 horas.

Carioca, Durval Ferreira foi autor, em parceria com Maurício Einhorn, de "Estamos Aí". Teve suas composições gravadas por grandes intérpretes nacionais como Leny Andrade, que foi homenageada com "Estamos Aí" pelo trompetista cubano radicado no EUA, Arturo Sandoval, em um Festival de Inverno de Campos do Jordão, além de Maysa, Elizeth Cardoso, Emílio Santiago, que foi lançado por ele, Doris Monteiro, e Claudete Soares.

Entre os artistas internacionais que interpretaram suas canções, como "Batida Diferente", estão Sarah Vaughan, Herbie Mann e Mitchell & Ruff. No currículo de produtor, constam ainda o lançamento de cantoras como Joanna e Sandra de Sá.

Tom Zé é o vencedor do Prêmio Shell de Música 2007

Terra - Por Redação

O cantor Tom Zé ganhou o 27º Prêmio Shell de Música, conforme anunciado nesta terça-feira pela organização do evento. Dentre os jurados estavam a cantora Zélia Duncan, o pesquisador e crítico musical Rodrigo Faour e a o músico Ricardo Silveira.

Tom Zé recebe a homenagem no segundo semestre deste ano. Controverso, o cantor é um ícone da música brasileira. Passou por uma fase tropicalista e "reinventou" o samba.

Como artista pop mostrou sua excentricidade e influencia várias gerações de artistas . Os lançamentos mais recentes de Tom Zé foram Danç-Êh-Sá (2006) e Estudando o Pagode (2005) e Defeito de Fabricação (1998).

Em 1968, sua música São São Paulo venceu o 4º Festival Record de MPB. Alguns dos nomes da MPB que ganharam o prêmio foram Milton Nascimento, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Zé Ketti, Rita Lee e Chico Buarque.

Em 2006, o ganhador do Prêmio Shell de Música foi o compositor e arranjador Moacir Santos.

Filarmônica das Américas toca Pixinguinha na estréia em Nova York

JB Online - Por Agência EFE

A Orquestra Filarmônica das Américas recebeu elogios após sua estréia, na noite da última terça-feira, no palco principal do complexo Jazz at Lincoln Center, em Nova York, um concerto que destacou a música latino-americana, com músicas de compositores como Pixinguinha. 

A apresentação conduzida pela diretora artística Alondra de la Parra misturou o clássico e o contemporâneo. O saxofonista cubano Paquito D'Rivera e o jovem compositor mexicano Martín Capella foram os convidados especiais.

A primeira parte do repertório incluiu a Introdução musical Cubana de George Gershwin, e duas peças de Rivera, Fantasias Mesiánicas e Memórias, dedicada ao músico cubano-americano Mario Bauza.

O público aplaudiu de pé e Rivera voltou ao palco para interpretar, junto a um trio de jazz, uma composição de Pixinguinha.

Especial reinauguração Fnac Paulista - Mariana Aydar

Por Assessoria de Imprensa

Para marcar a reinauguração da Fnac Paulista após uma reformulação da loja, a cantora Mariana Aydar, considerada uma das intérpretes mais promissoras da nova MPB, fará um pocket show especial.

Depois de cantar ao lado de Samuel Rosa, Toni Garrido, Trio Virgulino, Dominguinhos e Arnaldo Antunes e abrir os shows de Seu Jorge na turnê européia, Mariana lança seu primeiro trabalho Kavita 1 (Universal), uma mistura ousada de novos compositores, músicas próprias e releituras de clássicos da MPB.

Neste CD de estréia, sua voz transita entre o samba e a canção e passa do forró às sonoridades contemporâneas com naturalidade.

Dia 15, sexta às 19h. Distribuição de senhas 1 hora antes do evento.

Martinho da Vila faz pocket show na Fnac Paulista

Por Assessoria de Imprensa


Martinho da Vila apresenta pocket show na Fnac Paulista lançando seu novo CD Martinho da Vila, do Brasil e do Mundo (MZA). O projeto foi concebido pelo próprio artista e por Marco Mazzola, como uma seqüência do CD anterior Brasilatinidade.

O novo trabalho é praticamente de inéditas, uma viagem rítmica por todo o Brasil, estão presentes o reggae, hip hop, frevo, MPB e claro, o samba. O disco traz participações especiais do roqueiro espanhol Fito Páez, Eliana Pittman, Negra Li e um dueto com a diva Madeleine Peyroux.

Dia 13, às 19h. Distribuição de senhas 1 hora antes do evento.

Fafá de Belém no Teatro Rival BR

Por Assessoria de Imprensa

Fafá de Belém, lançando seu DVD de estréia com os maiores hits e algumas inéditas - produto que já está entre os mais vendidos no Brasil e em Portugal - aporta agora no teatro Rival Br de 06 a 09 de junho, às 19h30 (quarta a sábado).

"Fafá de Belém ao Vivo", o novo show da cantora," tem produção musical e arranjos de Julinho Teixeira, roteiro de Fafá e Marina Ghiaroni e concepção cênica da própria Fafá - que fez questão - como no DVD - de constituir um cenário com telas em seda e reproduções de rugendas.

Os figurinos são de Lenny Niemeyer, Marta Medeiros e Sandra Machado para Madame Jambu. A malha, tipo "segunda pele" utilizada por Fafá na etapa final do espetáculo, elogiadíssima por todos os que já assistiram ao novo show da cantora, foi confeccionada pelos caiapós e o cocar um presente de índios da região do Xingu.

Aliás, a estilista Sandra Machado, tb de Belém, é a única mulher autorizada a entrar na reserva indígena caiapó.

Hermanos: últimos shows antes do recesso serão gravados

Sucesso! - Por Thomaz Rafael

Os fãs do Los Hermanos aguardam com ansiedade a chegada dos últimos três shows da banda carioca, que entrará em recesso por tempo indeterminado após estas apresentações. Os ingressos para os dias 8 e 9 de junho (sexta e sábado) já estão esgotados.

Por esta razão, foi programada uma terceira apresentação para o dia 7 (quinta), também na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Porém, é bem possível que, quando esta nota for lida, os últimos ingressos já tenham também acabado.

Apresentando canções dos quatro álbuns já lançados, o Los Hermanos estará acompanhado no palco pelos músicos Gabriel Bubu (baixo e guitarra), Marcelo Costa (saxofone barítono e clarineta), Mauro Zacharias (trombone) e Bubu Trompete (trompete).

As três apresentações serão gravadas e possivelmente lançadas em DVD e CD ao vivo. Seria o primeiro registro oficial de um show do grupo em CD e DVD.

Luciana Mello lança seu novo álbum na Livraria Saraiva

Por Assessoria de Imprensa - Livraria Saraiva

Para divulgar o seu mais recente trabalho, o álbum Nêga, a cantora Luciana Mello fará uma série de pocket shows nas livrarias Saraiva MegaStore. Produzido por Jair Rodrigues, o CD traz 12 faixas com músicas inéditas, regravações e participações especiais.

Nas apresentações, o público irá conferir um repertório recheado de músicas soul e black.

Confira as datas:
07/06 (quinta-feira), 20h, Shopping Anália Franco - Av. Regente Feijó, 1739, Tel: (11) 6672-5050
09/06 (sábado), às 18h, MorumbiShopping - Av. Roque Petroni Jr., 1089, Tel.: 5181-7574.
10/06 (domingo), às 17h, Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3970, Tel: (11) 3819-5999.
12/06 (terça-feira), às 19h, Shopping Ibirapuera - Av. Ibirapuera, 3103, Tel: (11) 5561-7290.

Mário Manga e Mariana Aydar no SESC Pompéia

Music News - Por Assessoria de Imprensa

Projeto Pais e Filhos no SESC Pompéia: Mário Manga e Mariana Aydar | Wandi Doratiotto e Danilo Moraes

Wandi e Manga tocam juntos no Premê (Premeditando o Breque, para alguns) há 30 anos. Este show terá um repertório variado de músicas antigas do Premê e outras das carreiras solo de Mariana e Danilo.

Série de shows que apresenta uma visão de conjunto de um fenômeno histórico que vem ocorrendo: a passagem de um valioso legado artístico de uma geração para outra na música brasileira. Produção de Carlos Rennó.

Serviço:
Wandi Doratiotto & Danilo Moraes e Mário Manga & Mariana Aydar
01 e 02 de Junho, Sexta e sábado, 21h.
SESC POMPÉIA

Mtando a saudade

Music News - Por Assessoria de Imprensa

ALPHA FM presenteia ouvintes com shows de Guilherme Arantes e Rádio Táxi no Dia dos Namorados

A Alpha FM, a rádio que sempre promove os melhores eventos, vai trazer neste Dia dos Namorados um show mais do que especial. Um encontro de dois grandes nomes da música brasileira: Guilherme Arantes e Rádio Táxi. Uma noite para ficar na memória de novos amores ou de eternos namorados.

Autor e intérprete dos maiores sucessos da década de 80, Guilherme Arantes é um verdadeiro hitmaker. Sua carreira conta com 24 discos, diversas canções em trilhas de novelas e muitos sucessos seus gravados por outros grandes artistas, como Elis Regina, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Caetano Veloso e Leila Pinheiro. Seu primeiro disco, de 1976, já incluía o hit Meu mundo e nada mais. Dali por diante, Guilherme Arantes gravou músicas inesquecíveis, como Deixa Chover, Amanhã, Planeta Água, Cheia de Charme e Coisas do Brasil.

Outro fenômeno da década de 80 foi a banda Rádio Táxi. Lee Marcucci, Wander Taffo, Gel Fernandes e Maurício Gasperini, que estouraram em todo o País com Garota Dourada, voltaram a tocar juntos em 2006, quando lançaram um CD/DVD ao vivo. Os sucessos Coisas de Casal, Dentro do Coração e Eva (gravado por Ivete Sangalo) embalam muita gente, até hoje.

O encontro inédito e imperdível, no dia mais romântico do ano, vai acontecer no próprio dia 12 de junho, no Tom Brasil.

Marisa Monte fará show no Rio e em São Paulo

JB Online - Por Redação

Visto até agora por quase 280 mil pessoas, em 25 países, o show "Universo particular", de Marisa Monte, voltará aos palcos brasileiros.

A cantora se apresenta novamente no Rio a partir de 30 de junho, em uma temporada de duas semanas no Vivo Rio. Em São Paulo, o show acontecerá no Tom Brasil durante dois fins de semana, a partir do dia 10 de agosto. Também estão confirmadas apresentações em Uberaba (4 de agosto) e Uberlândia (5 de agosto).

"Universo particular" reúne o repertório dos discos "Infinito particular" e "Universo ao meu redor". Entre as 22 músicas do show, há ainda composições de trabalhos anteriores, como "Alta noite"(Arnaldo Antunes), "Ao meu redor" (Nando Reis) e os sucessos tribalistas "Passe em casa" e "Carnavália", além da inédita "Nada proibido" (Dadi, Seu Jorge e Marisa Monte).

Marisa assina sozinha a direção musical e divide a direção cênica com Leonardo Netto e Cláudio Torres.

[ Travessia - ver cantos anteriores ]



Ir para Home



Pão e Poesia - Simone

"Um cantinho, um violão. Este amor, uma canção. Pra fazer feliz a quem se ama. Muita calma pra pensar. E ter tempo pra sonhar. Da janela, vê-se o Corcovado, o Redentor - que lindo! Quero a vida sempre assim, com você perto de mim, até o apagar da velha chama. E eu que era triste, descrente desse mundo... Ao encontrar você, eu conheci o que é felicidade, meu amor." (Corcovado - Tom Jobim)

Meu Perfil

BRASIL, Sudeste, Mulher

 


"Música na cabeça é carinho, alegria, inteligência, fantasia, prazer, doçura, energia, paixão e poesia"
Ben Jor




*Uma brasileira*

Paulistana da gema.
Ariana, 43 anos, jornalista. Música é o que mais me alimenta a alma. Esse espaço é destinado a quem prestigia a Música Popular Brasileira. O objetivo é difundir o que temos de melhor, fazer amigos, ampliar o repertório e estimular o conhecimento.
Entre e fique à vontade!



Meu Perfil no Orkut







bamba(s) online


Assine meu Livro


*Tantas Palavras* Contatos:

Pela Internet:
vlgb@uol.com.br

Pelo Telefone:
(11) 8985-7531




*Sintonia*
Cultura AM, SP
Eldorado FM, SP
MPB FM, RJ
Nova Brasil FM, SP
USP FM, SP







 Rádio Bossa Nova 
Jeannie Black, Seattle (USA)

 


 

 

Cantaram comigo: