Pão e Poesia por Vera Barbosa - UOL Blog
Academia da Osesp abre inscrições

Music News - Por Assessoria de Imprensa


A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp – recebe inscrições, entre os dias 28 e 31 de maio, para um dos seus mais importantes projetos: a Academia de Música.

Oito jovens de até 25 anos serão escolhidos para orientação, tutela e formação profissional em violino, viola, violoncelo e contrabaixo – dois para cada instrumento.

Além da idade-limite é pré-requisito que o candidato tenha concluído o ensino fundamental ou médio – ou que esteja matriculado no ensino médio.

Serão realizadas etapas de pré-seleção, audições e testes teóricos. Os documentos exigidos para inscrição são: ficha preenchida e assinada, cópias de CPF, RG e certidão de nascimento; comprovante de endereço; programa a ser executado na audição; currículo; duas fotografias em tamanho 3x4; comprovante de conclusão do ensino fundamental ou médio ou de matricula no ensino médio; fita cassete ou CD com 10 minutos de música executada pelo candidato.

Santander organiza as Quartas Musicais

Music News - Por Assessoria de Imprensa - Lide Soluções

Santander organiza as Quartas Musicais, shows gratuitos que celebram os 60 anos do Edifício Altino Arantes

Para celebrar o aniversário de 60 anos do Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Torre Banespa, um dos principais cartões postais de São Paulo, o Santander organizou as Quartas Musicais – Palavra de Paulista durante o mês de junho.

Com um repertório intimamente relacionado à cidade de São Paulo, as apresentações das Quartas Musicais – Palavra de Paulista serão sempre às 12h30, todas as quartas-feiras do mês de junho, no saguão do prédio.

Jane Duboc, Ná Ozzetti, Célia e Virgínia Rosa são as cantoras que interpretarão músicas de artistas como Rita Lee, Celso Viáfora, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini.

Antes de cada apresentação, a atriz Antoniela do Canto lerá textos em homenagem ao edifício Altino Arantes e à cidade de São Paulo.

Projeto Foia Verde leva suas fusões sonoras aos CEUs

Music News - Por Assessoria de Imprensa - 2T Comunicação


Idealizado em 2003 e formado em 2005, o Projeto FOIA VERDE busca através da utilização de elementos da Música Caipira e da MPB traduzir em seu trabalho autoral uma fusão de concepções musicais.

Ora baseadas em influências claramente regionais e voltadas para as tradições culturais do sudeste, centro oeste e nordeste do país, ora a música com temáticas urbanas, difundida na capital paulista desde seu formato mais clássico até o mais popular.

Sem a pretensão de "resgatar" ou "reler" nenhuma das temáticas anteriormente citadas, o Projeto Foia Verde, utiliza esses elementos para elaborar arranjos e poesias onde a sensação de estar dentro do cenário da canção seja contundente e se transforme numa experiência singela e gratificante para quem ouve.

Em dezembro de 2006, o Projeto Foia Verde, com a assessoria da Cooperativa Cultural Brasileira, foi contemplado com o PAC24, liberado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, para realizar apresentações em comunidades menos favorecidas na região de SP capital.

Evinha, Golden Boys e Trio Esperança se apresentam no show “Gold Herança”, no Garden Hall.

Music News - Por Assessoria de Imprensa



Pela primeira vez no Brasil, os irmãos da família Correa se reúnem para um grande show. O palco do Garden Hall receberá nos dias 01 e 02 de junho às 22h, o show “Gold Herança”.

No repertório, momentos especiais das carreiras de Golden Boys, Trio Esperança e sucessos da carreira solo de Evinha. Na banda que os acompanhará, a novíssima geração estará representada por seus filhos, além do maestro e pianista francês Gerard Gambus, marido de Evinha.

“Tudo era sol, era ré, mi, fá... ai que saudade me dá...” Como dizem os versos da canção “Gold Herança”, de autoria de Gerard Gambus e Carlos Colla, a família Correa sempre foi um exemplo de musicalidade.

Começaram suas carreiras muito jovens. Por volta de 1958, os primeiros a estrearem oficialmente na música foram os irmãos Ronaldo, Roberto e Renato juntamente com o primo Valdir.

Surgia então os Golden Boys, que começaram a carreira cantando versões em português para baladas e rocks internacionais conhecidos do grande público em programas de calouros nas rádios do Rio de Janeiro.

Conforme a Jovem Guarda assumia posição de destaque na música brasileira, o grupo aumentava seu prestígio. Os Golden Boys também tiveram nobre participação nos Festivais, excursionaram por países da América do Sul e gravaram diversos discos.

Terminam na quinta-feira, 31 de maio, as inscrições para a sexta edição da Feira da Música de Fortaleza

Por Assessoria de Imprensa

Está chegando ao fim o prazo para instrumentistas, bandas e cantores dos mais diversos estilos se inscreverem para a 6ª Feira da Música de Fortaleza. O material necessário - ficha de inscrição, CD demo com o número mínimo de três músicas, ficha técnica, relação dos músicos e instrumentos e um breve release - deve ser enviado até o dia 31 de maio, quinta-feira, para a Midiamix Comunicação, produtora do evento. Propostas de conferências, palestras, oficinas entre outras atividades ligadas à música também podem enviadas. Para esta edição a Feira já recebeu inscrições de 17 estados brasileiros e da Argentina.

Com todas as atividades gratuitas, a 6ª Feira da Música será realizada de 15 a 18 de agosto, com programação no Centro de Negócios do Sebrae/CE, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Poço da Draga, na Praia de Iracema. No Sebrae estará Pavilhão de Exposições, com espaço para a indústria de instrumentos, equipamentos, acessórios, gravadoras, produtoras, editoras, luthiers, entre outras áreas e atividades. A reserva e aquisição de estandes podem ser feitas na RPS Eventos, em São Paulo.

Pioneira no ramo da música independente e já consolidada no Norte e Nordeste, a Feira da Música, desde a primeira edição, vem crescendo na sua proposta de promover um forte intercâmbio entre os diversos segmentos da música, em especial da música independente. O evento é um elo entre músicos, indústria fonográfica, fabricantes de instrumentos e equipamentos musicais, estúdios, produtores, editores, gravadoras, além da mídia especializada no setor.

Difusão da Música de Raiz
Um dos pontos altos da Feira da Música é o Projeto Música de Raiz, um encontro de grupos de cultura popular do Norte e Nordeste, promovendo o fortalecimento e a difusão da música de raiz brasileira. Os participantes têm a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, seja por meio das apresentações abertas, através das palestras ou da própria convivência durante os quatro dias na Colônia de Férias do Sesc Iparana, onde todos ficam hospedados. Essa integração é uma oportunidade de abrir canais de comunicação e de possibilitar uma maior circulação dos grupos de raiz.

Para viabilizar o Encontro, a Feira da Música conta anualmente com a parceria das Secretarias de Cultura dos Estados do Nordeste, que além de indicar grupos da cultura popular para participar da Feira, também viabilizam o transporte interestadual para os mesmos. As informações e contatos dos grupos de raiz estarão na programação que será distribuída aos dirigentes de instituições e produtoras culturais e ao público, aumentando a visibilidade dos mesmos. A Feira contribui ainda disponibilizando um estande de 9m2 para as Instituições Estaduais, abrindo espaço dentro do evento para que possam divulgar suas manifestações culturais, seus eventos e festivais.

Novidades da 6ª edição
Entre as novidades da Feira este ano está a Rodada de Negócios, que visa proporcionar aos participantes a oportunidade de fechar negócios por meio de encontros pré-agendados a partir da identificação dos interesses comuns. Outra novidade é a visita de executivos de gravadoras, produtoras, jornalistas e radialistas estrangeiros do ramo musical, que vêm através do Projeto Comprador e Projeto Imagem, desenvolvidos pela Brazilian Music & Arts (BM&A), a fim de que conheçam artistas brasileiros do segmento independente, com qualidade e profissionalismo para atingir o mercado internacional. O grupo de visitantes passará pelo Ceará, São Paulo e Goiás.

A Feira da Música é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Estado do Ceará - PRODISC, em parceria com o Sebrae/CE, patrocínio do Banco do Nordeste e do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e apoio do Governo do Estado do Ceará (Secretaria Estadual da Cultura) e Prefeitura Municipal de Fortaleza.

SERVIÇO
6ª Feira da Música - Inscrições abertas até o dia 31 de maio para a Feira e Encontro Internacional da Música, que acontece de 15 a 18 de agosto, em Fortaleza, Ceará. Informações e inscrições: Midiamix Comunicação. Rua Eng. Plácido Coelho Júnior, 180 - Vicente Pinzón, Fortaleza, Ceará. CEP 60.175-635. Tel: (85)3262.5011. Email: secretaria@feiramusica.com.br . Para a reserva e aquisição de estandes no Pavilhão de Exposições, o contato é a RPS Eventos, em SP. Tel: (11)3333.7878 e contato@rpsfeiras.com.br.

Site: www.feiramusica.com.br .

Vendas para show de Chico Buarque começam domingo

Terra - Por Redação


Começam a ser vendidos, no próximo domingo, os ingressos para o show do cantor Chico Buarque com a cantora Mônica Salmaso. A apresentação acontecerá dia 31 de maio, quinta-feira, no Circo Voador, na cidade do Rio de Janeiro.

As vendas começam no dia 27, domingo, na bilheteria do Circo Voador. Os ingressos custam R$ 60, e serão vendidas somente duas entradas inteiras por pessoa.

A assessoria do espetáculo ressalta que, no caso das meias-entradas, somente o próprio estudante poderá realizar a compra, apresentando carteira com prazo de validade atual, foto e boleto de pagamento bancário original da instituição de ensino.

Paulinho Boca de Cantor lança DVD

Jornal da Tarde - Por Redação

Paulinho Boca de Cantor lança seu primeiro DVD, ‘A BBossa do BBoca’, interpretando canções inéditas, clássicos da bossa nova e da música internacional. No show, o artista e convidados passeiam por vários momentos marcantes da MPB.

No Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa, hoje, às 17h. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. Informações no tel. 3383-3402. Ingressos a R$ 2.

Jane e Arismar cantam Marias em CD jazzístico

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira



Jane Duboc e Arismar Espírito Santo lançam ainda neste semestre, pela Biscoito Fino, o CD Uma Porção de Marias. Trata-se de um trabalho mais jazzístico em que a bela cantora e o músico recriam músicas de compositores como Ataulfo Alves, Ary Barroso, Carlos Lyra, Haroldo Barbosa, Mário Lago e Vinicius de Moraes. Os temas do repertório falam de Marias nas suas letras. Daí o título do disco.

O canto sagrado de Selma Reis, agora em CD

Música & Letra - 21/5/2007 - Por Fábio Vizzoni

Depois do sucesso como a divertida Irmã Zenaide - que volta e meia soltava a voz na novela Páginas da Vida – Selma Reis está lançando seu novo trabalho: um CD em que interpreta canções sacras, tal qual o personagem do folhetim de Manoel Carlos.

Em Sagrado, a cantora passeia por Ave Maria (Schubert), Ave Verum (Mozart), Ombra Mai Fu (Händel) e Ave Maria (Gounod), entre outras obras clássicas.

O álbum chega às lojas pela gravadora DeckDisc, e será lançado oficialmente em um concerto com a participação especial da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Confira.

Rita Ribeiro bate o tambor na Virada Cultural

Music News - Por Assessoria de Imprensa

Hoje, 19 de Maio, a cantora Rita Ribeiro leva o brasileiríssimo “Tecnomacumba” ao palco do Teatro Municipal em Bauru, participando da Virada Cultural pelo interior do Estado de São Paulo.

No repertório, pérolas da MPB repaginadas como “Domingo 23”, de Jorge Benjor; “Rainha do Mar”, de Dorival Caymmi; e “Divino”, parceria dela com Zeca Baleiro. Também fazem parte do show canções imortalizadas por Maria Bethânia (Iansã), Clara Nunes (Coisa da Antiga) e, até mesmo, Ronnie Von (Cavaleiro de Aruanda).

Segundo Rita, “esse trabalho, que está na estrada há três anos, é fruto de muita pesquisa sobre as raízes da música e da cultura popular brasileira”. De fato, ao explorar elementos do sincretismo religioso, a autora resgata, em seu Tecnomacumba, uma linha pouco lembrada, que teve expoentes como Clementina de Jesus e a própria Clara Nunes.

O resultado é um som bem dançante, com associação harmônica dos ritmos de origem africana e indígena a diferentes batidas eletrônicas, que tem se mostrado sucesso de público e de crítica.

Serviço: Rita Ribeiro em “Tecnomacumba”
19 de Maio às 23h
Teatro Municipal "Celina Lourdes Alves Neves"
Av. Nações Unidas, 8-9 – Centro - Bauru/SP
Telefones: (14) 3235-1072 / 3235-1265
Entrada gratuita

Maria Bethânia e Marisa Monte são as grandes vencedoras do 5º Prêmio Tim de Música

O Dia - Por Nilton Carauta

Maria Bethânia e Marisa Monte foram as grandes vencedoras da 5ª edição do Prêmio Tim de Música, nesta quarta-feira, no Teatro Municipal do Rio.

A abelha-rainha faturou três prêmios: Projeto Visual, pelo disco "Pirata", melhor cantora e melhor disco de MPB com "Mar de Sophia". Já a ex-tribalista foi aclamada triplamente como melhor intérprete de samba, pop/rock e ainda no voto popular.

A baiana, no entanto, levou uma pequena vantagem no total de estatuetas ao ter a música "Beira-Mar" (de Roberto Mendes e Capinan) premiada na categoria de Melhor Canção.

Apresentado pelas atrizes Camila Pitanga e Fernanda Montenegro, o evento foi aberto por Milton Nascimento que entoou o clássico "Opinião", de Zé Ketti, o grande homenageado da noite.

Os outros pontos altos ficaram por conta do dueto de Negra Lee e Elton Medeiros, que cantaram "Acender as velas" e "Leviana", e Gilberto Gil, que empolgou a platéia ao interpretar "A voz do morro".

No encerramento, Lenine e Roberta Sá transformaram o mais importante teatro da cidade num grande baile de carnaval com direito à serpentina ao cantarem a marchinha "Máscara Negra".

Clique aqui para ver lista completa de ganhadores

Sivuca ganha tributo na Sala Baden Powell, nesta sexta-feira

O Dia - Por Redação


Um time de sanfoneiros sobe ao palco para homenagear o mestre da sanfona, Sivuca, nesta sexta-feira, às 20h, na Sala Baden Powell, em Copacabana, no dia em que o sanfoneiro completaria 77 anos.

São eles: Zé Calixto, o rei da sanfona de oito baixos, Mará, que redescobriu o forró no Brasil com o grupo Forróçacana, e Kiko Horta, fundador do Cordão do Boitatá.

Os sanfoneiros vão tocar os grandes sucessos de Sivuca no forró ('Feira de Mangaio'), baião ('Adeus, Maria Fulô'), choro ('Homenagem à Velha Guarda'), valsa ('João e Maria'), frevo ('Feijoada'), jazz ('Energia'), entre muitos outros.

O tributo à Sivuca terá ainda um teatro de boneco em homenagem ao mestre da sanfona, a cargo do artista circense Fabiano Freitas. Haverá ainda a participação especial do cantor Zé Tobias, grande parceiro do músico paraibano nas décadas de 50, em Recife, e 60, no Rio de Janeiro.

Quem comanda o espetáculo é o Quinteto Sivuca, formado por Edu Krieger (baixo), Paula Faour (piano), Fábio Luna (bateria), Guga Mendonça (guitarra) e Marcelo Caldi (sanfona).

Serviço:
Sala Baden Powell. Av. N.S. de Copacabana, 360, Copacabana.
Sexta-feira, às 20h. R$ 10 (inteira).

Rio, Salvador e SP estão no maior festival de percussão do mundo

Folha Online - Por Redação

Daqui a uma semana, entre 23 e 27 de maio, três cidades brasileiras estarão na rota do Perc Pan 2007 - 14º Panorama Percussivo Mundial.

O evento é o maior festival de percussão do mundo e reúne artistas de diversos países.

Diferentemente dos anos anteriores, quando o festival ocorria em Salvador, nesta edição a capital baiana terá a companhia de Rio de Janeiro e São Paulo como sedes do evento.

França (Mino Cinelu), Estados Unidos (Hands On'Semble), Porto Rico (Giovanni Hidalgo), Nigéria (Sikiru Adepoju), Argentina (Minino Garay) e uma parceria do Reino Unido com a Índia (Dhol Foundation) estarão no festival.

Festival leva música do Brasil à velha ilha

Revista Dynamite - Por Redação

Acontece entre 26 e 29 de julho o festival TrocaBrahma, que levará colaborações entre artistas brasileiros e britânicos ao Reino Unido.

Essas parcerias se revezarão em apresentações, que serão realizadas em Londres, Liverpool e Glasgow.

Entre as colaborações escaladas para o TrocaBrahma estão a do Mutantes com JD Twitch, Bonde do Rolê com Amanda Blank e Radioclit, Tony da Gatorra com Gruff Rhys, Four Tet com Open Field Church, Rômulo Froes com King Creosote, e Titã Lima com Ben Westbeech.

Coletânea revive a bossa de Tom no sax de Getz

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira


O americano Stan Getz foi um saxofonista visionário e bem esperto que logo se apropriou da bossa de Tom Jobim e de João Gilberto.

A ponto de o estouro da velha Bossa Nova nos Estados Unidos ter ficado para sempre associado ao seu nome.

E a ponto também de coletânea recém-lançada no mercado brasileiro, Their Greatest Hits, juntar os nomes de Getz e Jobim no título com a maior naturalidade.

Entre as 12 músicas da compilação, todas do maestro soberano, há The Girl from Ipanema (do álbum Getz / Gilberto) e One Note Samba (do álbum Jazz Samba, dividido por Getz com Charlie Byrd). Wave e Meditation são outras faixas.

Martinho da Vila lança disco novo na Europa em junho

Terra - Por Redação

O cantor Martinho da Vila lança seu novo disco, Martinho da Vila do Brasil e do Mundo em shows na Europa, começando por Portugal, a partir do dia 20 de junho.

Um acordo entre a gravadora de Martinho, MZA, vai distribuir o disco na Itália, na França, em Portugal, na Inglaterra e na Espanha.

O disco novo traz participações especiais de Negra Li, Margareth Menezes, Toni Garrido e da cantora americana Madeleine Peyroux, que canta em Madeleine I Love You, uma versão de Madalena do Jucu.

Nesta sexta, Martinho apresenta as músicas novas em um show no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, e depois da temporada européia, toca no Canecão, no Rio de Janeiro, em setembro.

Na Onda da MPB
Por Carla Dias
 
 
TRADICIONAL FEIRA DE ARTES DE SÃO PAULO RECEBE A NOVA MPB
 
A Feira de Artes da Vila Pompéia chega a sua vigésima edição comemorando a música popular brasileira contemporânea. NA ONDA DA MPB acontecerá no palco principal da feira e receberá Élio Camalle, Kléber Albuquerque, Lucina, Nô Stopa, Reynaldo Bessa e Zé Guilherme.
 
A Feira de Artes da Vila Pompéia acontecerá nas ruas Caraíbas, Ministro Ferreira Alves, Padre Chico, Tucuna, Xerentes e Maringá. O horário é das 9:00 às 19:00
 
NA ONDA DA MPB – 20ª Feira de Artes da Vila Pompéia
Dia 20 de Maio – das 13:30 às 17:00
Palco Boulevard / Rua Padre Chico
Pompéia – São Paulo
Grátis
 
Élio Camalle - www.eliocamalle.com.br
Kléber Albuquerque - www.kleberalbuquerque.com.br
Lucina - www.lucina.com.br
Nô Stopa - www.nostopa.com.br
Reynaldo Bessa - www.reynaldobessa.com.br
Zé Guilherme - www.zeguilherme.com.br

Informações e serviços:
DB Produções - Drika Bourquim: 11.8181-1005 - dbcontato@gmail.com
Léa Freire, Elba Ramalho, Zélia Duncan e Vander Lee

* Léa Freire aproxima o popular e o erudito
Blog do Tiné - Por Flávio Tiné
A flautista Léa Freire, que está lançando seu CD “Cartas Brasileiras” com um espetáculo no Auditório Ibirapuera, neste fim de semana, com regência de Gil Jardim, é a mais nova demonstração de que a fronteira entre o erudito e o popular sempre esteve por um fio. Tal demonstração pode ser comprovada pela referência aos músicos que a cercam nesta gravação, entre os quais Regina Stegmann, Nelson Rios, Marcelo Jaffé, Roberto Suetholz, Paulo Bellinati, Izaías Bueno de Almeida, Israel 7 Cordas, Paulo Braga, Manuel Silveira, Guello, Zé Alexandre Carvalho, Daniel de Alcântara, Paulo Malheiros, Celso Almeida e Zezinho Pitoco. A unanimidade da crítica em torno do disco não ocorre por acaso. Resulta de um trabalho dedicado da flautista, que sempre esteve ao lado de grandes mestres da MPB e ao mesmo tempo sempre lutou pela formação de novos valores, voltando-se paralelamente ao ensino da música em geral e da flauta em particular.

* Elba Ramalho grava DVD no Auditório Ibirapuera
Music News - Por Assessoria de Imprensa
Com os pés fincados no Nordeste e a cabeça ligada no mundo, a artista Elba Ramalho apresenta o show que fará parte de seu novo DVD “Raízes e Antenas”, nos dias 19 e 20 de maio, às 20h30m, no Auditório Ibirapuera. Com muitas canções inéditas e releituras de sucessos seus gravados ao longo de 28 anos de carreira, o show é o pontapé inicial do projeto que inclui ainda o lançamento do novo CD,“Qual assunto que mais lhe interessa?”, previsto para junho. O DVD, também documentário, mostrará parte da vida de Elba na Paraíba e em Trancoso, sul da Bahia, onde há mais de vinte anos ela fixou residência e mantém uma relação de grande interação com a comunidade. Dirigido por Fabiana Prado e Ivy Abujamra, o projeto “Raízes e Antenas” tem o patrocínio do Bradesco Prime e da TIM. Com 26 músicas, o show “Raízes e Antenas” recebe convidados especiais como Gabriel, O Pensador, que cantará no sábado, dia 19; Lenine, um dos mais importantes compositores brasileiros, amigo e parceiro de Elba há muitos anos, que se apresentará no dia 20, assim como Geraldo Azevedo e Margareth Menezes. Também no palco com Elba nos dois dias de gravação, o maestro Spok e A Trombonada, ambos de Recife, contando ainda com o compositor Lula Queiroga, amigo e parceiro de Elba desde o início de sua carreira. Apostando no futuro, a cantora abre espaço para uma participação dos alunos da Escola de Música do Auditório Ibirapuera, viabilizada graças a uma doação da TIM à cidade de são Paulo.

* Zélia Duncan lança o DVD “Pré-pós-tudo-bossa-band” no Rival BR
Música & Letra - Por Fábio Vizzoni
Entre os dias 16 e 19 de maio (de quarta-feira a sábado), a cantora e compositora Zélia Duncan sobe ao palco do Teatro Rival Petrobrás, no Rio, para lançar seu novo trabalho: o registro em DVD do elogiado show Pré-pós-tudo-bossa-band, gravado em novembro de 2006 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Em quatro apresentações, sempre às 19h30, Zélia apresenta os sucessos do CD homônimo, como Carne e osso, Mãos atadas, Vi não vivi e Dor elegante, além de canções que nunca podem faltar em seu repertório, como Alma e Catedral, também presentes neste DVD. Confira.

* Vander Lee lança DVD dia 24/05 no Citibank Hall
Music News - Por Assessoria de Imprensa - Citibank Hall
O cantor e compositor Vander Lee lança seu primeiro DVD “Pensei que Fosse o Céu”, dia 24 de maio, no Citibank Hall. Na apresentação, o artista fará releituras de seus maiores sucessos, como “Contra o Tempo”, “Românticos”, “Esperando Aviões”, “Galo e Cruzeiro”, “Meu Jardim” e “Iluminado”, músicas que fazem parte dos seus quatro álbuns lançados – Vander Lee (1997), No balanço do Balaio (1999), Vander Lee ao Vivo (2003) e Naquele verbo agora (2005). Também não faltarão as inéditas “Pensei que fosse o céu” e “Pra ser levada em conta”. Vander Lee sobe ao palco acompanhado por Arthur Rezende (bateria), Thiago Corrêa (baixo), Luiz Peixoto (guitarra), Marco Lobo (percussão), Vinícius Augustus (sopros) e Gustavo Figueiredo (teclados). O cenário do show é assinado por Renata Rocha, retratando a caminhada do cantor/compositor no universo da música.

 

Simone Guimarães - "Flor de Pão"

Folha de S. Paulo - Por Luiz Fernando Vianna


Paulista nascida na fronteira com Minas, mineira no sotaque e nas opções musicais, Simone é discípula fiel (até demais) do Clube da Esquina. Expoentes como Milton Nascimento e Toninho Horta estão em duas belas faixas do CD: "Baião de Câmara" e "Flor de Pão", respectivamente.

Guinga abrilhanta "Jongo de Compadre" e "Via-Crúcis", enquanto Francis Hime envolve com o piano "Carta à Amiga Poeta". Talvez ela possa relativizar seu estilo quase sacro para virar uma intérprete e compositora com ainda mais alternativas.

São boas músicas, ótimos músicos e um conjunto claramente coeso.

Gravadora: Biscoito Fino

Super Oito é novo programa da Rádio Eldorado FM

Meio & Mensagem - Por Redação


A Rádio Eldorado FM lança no próximo dia 21, às 20h, o programa Super Oito. Com uma hora de duração, de segunda a sábado, terá como apresentadores Ed Motta, Charles Gavin, Patrícia Palumbo, João Marcelo Bôscoli, Paulo Lima e a dupla Paulo Mai e Sergio Scarpelli. Seis programas diferentes vão trazer informações, entretenimento, entrevistas, histórias curiosas, dicas culturais e gastronômicas.

Nelson Gonçalves - "Ensaio"

Por Assessoria de Imprensa - Performance Music

Intérprete que mais bem traduziu a alma folhetinesca do Brasil em vasto cancioneiro registrado em 183 discos de 78 rotações por minuto, 127 LPs, cerca de 200 compactos e mais de 30 CDs, Nelson Gonçalves (21/6/1919, Santana do Livramento, RS ¬– 18/4/1998, Rio de Janeiro, RJ) chega postumamente à era do DVD.

A histórica gravação, realizada em 1993 para o programa Ensaio com direção de Fernando Faro, inaugura a série de 20 títulos que será editada pela gravadora Performance Music com base no precioso acervo da TV Cultura.

Projetada na era de ouro do rádio brasileiro, a extensa voz de barítono de Nelson Gonçalves tem sido ouvida continuamente em discos desde 4 de agosto de 1941, ano em que o artista assinou com a antiga gravadora RCA Victor (hoje incorporada à major Sony & BMG) um contrato que seria prorrogado até sua morte, aos 78 anos, em triste noite de sábado de abril de 1998.

Mas poder ver Nelson cantar - com a nitidez da imagem e a pureza do som do DVD – era privilégio até então apenas sonhado por quem consumiu mais de 50 milhões de discos do cantor, marca que atesta o caráter superlativo da discografia deste intérprete moldado dentro da fórmula dos “dós-de-peito” em voga nos anos 40 e 50.

Receita que parecia eternamente sedutora sempre que Nelson Gonçalves abria o vozeirão para cantar as cerca de duas mil músicas gravadas em sua carreira fonográfica.

Zé Renato lança DVD com Milton e Boca Livre

Blog Notas Musicais - Por Mauro Ferreira

A gravadora Biscoito Fino lança neste mês de maio o primeiro DVD de Zé Renato - gravado ao vivo em show realizado na casa Estrela da Lapa, na Lapa (RJ), com intervenções de Zé Nogueira (sax em Roxanne, hit do grupo The Police), Milton Nascimento (em Ânima, bela parceria bissexta dos dois artistas) e do grupo Boca Livre (em Bicicleta, faixa-título do bom segundo LP do quarteto vocal).

No roteiro do show perpetuado no DVD Zé Renato ao Vivo, há também músicas de Sérgio Sampaio (Eu Quero É Botar meu Bloco na Rua, 1972), Zé Kétti (Diz que Fui por Aí, 1964) e Custódio Mesquita (Mulher, fox de 1940, feito em parceria com Sadi Cabral). A novidade do repertório é um samba, Delicada, parceria de Zé Renato com Teresa Cristina que também ganha registro no próximo CD de inéditas da cantora (com o título de Delicado).

Aldir Blanc assina Não É pra mim, versão de But Not for me, clássico da dupla George e Ira Gershwin. Nos extras, há o clipe de Amor em Paz (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) - filmado em 1990 com a participação de Jobim e Jaques Morelenbaum - e bate papo do cantor com Pedro Luís, Teresa Cristina e Juca Filho.

Box da Trama com grandes instrumentistas brasileiros

Sucesso! - Por Redação

Cinco CDs de grandes instrumentistas brasileiros chegam na segunda quinzena de maio às lojas no box "O Melhor da Música Instrumental Brasileira" (Trama).

Em embalagem com design exclusivo, o projeto reúne trabalhos de Baden Powell, Duofel, Marcos Suzano, Paulinho Nogueira, Cesar Camargo Mariano e Romero Lubambo.

Os álbuns que integram a caixa são "Lembranças" (lançado em 2000, após a morte de Baden Powell); "Duofel 20" (gravado no Teatro Municipal de São Paulo, em 1999, com o duo formado por Fernando Melo e Luiz Bueno recebendo os convidados Hermeto Pascoal e Oswaldinho do Acordeon); "Flash" (lançado por Marcos Suzano em 2000); "Duo" (lançado por Cesar Camargo Mariano e Romero Lubambo em 2002); e "Chico Buarque Primeiras Composições" (último trabalho do violonista Paulinho Nogueira).

Duofel lança "Experimenta"

Por Assessoria de Imprensa

O duo de violonistas DUOFEL (Luiz Bueno e Fernando Melo) lança o nono CD - e o primeiro duplo da carreira - intitulado EXPERIMENTA. Neste novo trabalho, eles mostram algumas experiências inusitadas utilizando as diversas sonoridades da música eletrônica no CD " Lounge Eletrônico”, desenvolvido com os produtores Manoel Vanni e Franco Jr., que produziram alguns temas da linguagem eletrônica, sem buscar samples, mas utilizando sons, harmonias e melodias, bem como efeitos usados normalmente nas criações. Zig-zum, reverbes e delays, por exemplo, criados e gravados especialmente para este projeto.

O outro "Playing at home” gravado em uma autêntica “jam session”, simplesmente munidos dos violões de nylon e de 12 cordas, sem nenhuma composição ou mesmo nenhum tema pré elaborado mostrando o  processo e a maneira intuitiva e criativa de compor uma canção.

SERVIÇO:
Duofel
Lançamento do CD Experimenta
Teatro. 1 R$ 15,00; R$ 11,00 (usuário matriculado). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes). R$ 7,50 (acima de 60 anos e estudantes com carteirinha).
Dia(s) 19/05  sábado, 21h, e 20/05 domingo, 18h.
SESC Pompéia - Rua Cleia,93 - Tel: 3871-7700

Virada tem recorde de público e lota centro

Folha de S. Paulo - Por Redação

A terceira edição da Virada Cultural foi marcada pelo quebra-quebra que começou na Sé e se espalhou pelo centro de São Paulo, durante o show dos Racionais MC's, na madrugada de sábado para domingo.

Apesar da confusão, o evento bateu recorde de público. A prefeitura estima que 3,5 milhões de pessoas passaram pelas 350 atrações, em 80 pontos da cidade, durante as 24 horas. A última Virada, em 20 e 21 de maio do ano passado, reuniu 1,5 milhão. O evento de 2006 ocorreu uma semana depois dos ataques do PCC. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou que a próxima Virada será nos dias 26 e 27/4 de 2008.

O evento começou às 18h, com o show de Alceu Valença na Sé. O público era eclético e moradores de rua se misturavam a jovens de classe média, fãs do artista e famílias. No centro, o clima familiar se estendia à praça Dom José Gaspar, com recitais de piano; ao Vale do Anhangabaú, cujo palco recebeu companhias de dança; e à "gafieira" montada no cruzamento das ruas Aurora e Vieira de Carvalho.

O projeto de releituras de discos clássicos, no Municipal, foi bastante concorrido. O público chegou cedo e longas filas se formaram no entorno.

Dicas de Shows

 

Verônica Sabino em show gratuito no Rio
Ziriguidum - Por Beto Feitosa
Enquanto se prepara para gravar seu primeiro DVD, Verônica Sabino aquece a voz em show gratuito no Rio. A apresentação acontece no dia 3 de maio, a partir das 19h, no Auditório do BNDS. Verônica será acompanhada por Sérgio Chiavasolli, Fernando Caneca e Bruno Migliari. No repertório vai relembrar sucessos de sua carreira e mostrar a sua recente produção de compositora. O Auditório do BNDS fica na Av.Chile, 100, no Centro do Rio. As senhas são distribuídas a partir das 15h.

Oswaldo Montenegro lança show do novo CD
Sucesso! Por Redação
O Citibank Hall, em São Paulo, será o palco do lançamento do novo show do cantor e compositor Oswaldo Montenegro. Baseado nos novos CD e DVD do artista, "A Partir de Agora", o espetáculo será realizado nos dias 4 e 5 de maio (sexta e sábado). Além das novas canções, o show traz os grandes sucessos do cantor, incluindo "Léo e Bia", "Bandolins", "Lua e Flor" e "Intuição". Entre as novidades, aparecem "Do Muito e do Pouco" (tema da novela "Bicho do Mato", da Rede Record) e "Quando a Gente Ama" (da novela "Sinhá Moça", da Rede Globo). Montenegro estará acompanhado por Caíque Vandera (teclados e computadores), Alexandre Meu Rei (guitarra e violão), Madalena Salles (flautas e teclado) e Pedro Mamede (bateria). Após os shows na capital paulista, o artista levará o novo espetáculo para Recife e Aracaju.

Festival Mada recebe Nação Zumbi e Skank
Folha de S. Paulo - Por Redação
Com atrações como Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi, o festival Mada tem início hoje em Natal. O evento acontece também amanhã e sábado (04 e 05), reunindo Detonautas, Mombojó, Skank, Superguidis e várias bandas independentes. Além do palco pop, foi montada uma tenda que receberá DJs de eletrônica, como Du Serena e Fernando Ribeiro. Informações: www.festivalmada.com.br.

Auditório Ibirapuera apresenta Mariana Aydar & Convidados
Music News - Por Assessoria de Imprensa
Nos dias 4, 5 e 6 de maio, Mariana Aydar vai transportar, literalmente, sua casa para o grandioso palco do Auditório Ibirapuera. E é nesse clima bem “chique à vontade”, que ela convida seu pai e alguns de seus amigos e ídolos para fazer um som. No palco, além de seus músicos estarão presentes nas três noites, Mario Manga, Leci Brandão, Duani, Bid e Eduardo Nazarian. Em cada dia se juntarão a eles as cantoras, Céu (dia 04), Roberta Sá (dia 05) e Thalma de Freitas (dia 06), jovens divas da música contemporânea brasileira. No repertório, músicas de seu primeiro CD, “Kavita 1”, lançado em 2006 pela Universal Music, com compositores novos e releituras pouco exploradas da MPB. “Candomblé” de Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulo Antônio é uma das releituras. “Deixa o Verão” de Rodrigo Amarante - dos Los Hermanos, “Na Gangorra” de Giana Viscardi e Michael Ruzitschka e “Festança” de Mariana e Duani representam a nova safra. O show terá uma nova leitura para “Vai Vadiar”, de Monarco e Ratinho, e versões de canções de duas cantoras que conheceu quando morou em Paris: “Tunuka” , da cabo-verdeana Mayra Andrade e “1,2,3” da francesa Camille.
serviço: Mariana Aydar e convidadas
Dia 04 de Maio (sexta-feira): Céu
Dia 05 de Maio (sábado): Robertá Sá
Dia 06 de Maio (domingo): Thalma de Freitas
Ingressos: R$30,00 e R$15,00 (meia-entrada)
Auditório Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 - Parque Ibirapuera

Paulinho da Viola, Racionais e Nação Zumbi são destaques da Virada Cultural em SP
UOL - 3/5/2007 - Por Redação
A partir das 18h do próximo sábado (5), São Paulo assiste a cerca de 350 eventos gratuitos que acontecem por toda a cidade até às 18h do domingo. É a Virada Cultural, realizada pelo terceiro ano consecutivo, que traz bons shows de música dos mais variados gêneros, além de apresentações de peças, dança, circo e performances. Música é o carro-chefe do evento realizado pela Prefeitura de São Paulo. São nove palcos ao ar livre: cinco no centro (Sé, Boulevard São João, Anhangabaú, Vieira de Carvalho e Barão de Itapetininga) e quatro espalhados pela cidade (Guaianases, zona leste, Pedreira, zona sul, Parada de Taipas, zona oeste, e Parque da Juventude, zona norte). Além desses palcos, há outros como o do Teatro Municipal, os dos 26 CEUs, da 15 de Novembro, os das praças República e Dom José Gaspar e os das unidades do Sesc, estes últimos os únicos em que os ingressos são cobrados.

Erasmo Carlos e Clube do Balanço em São Paulo
Sucesso! Por Redação
No próximo sábado (dia 5), o cantor e compositor Erasmo Carlos fará a quarta apresentação na capital paulista em pouco mais de uma semana. O artista estará ao lado do grupo Clube do Balanço no Vale do Anhangabaú, num dos inúmeros shows que serão realizados na noite da Virada Cultural, na capital paulista. Na última semana, Erasmo foi uma das atrações dos três shows da série Era Iluminada, projeto realizado no Sesc Pompéia. Em abril, o movimento musical destacado pelo projeto foi a Jovem Guarda, daí a participação do Tremendão.

Sérgio Ricardo faz show na Virada Cultural
Music News - 3/5/2007 - Por Assessoria de Imprensa
O consagrado artista (cantor, compositor, roteirista, cineasta e pintor) Sérgio Ricardo se apresenta no Theatro Municipal de São Paulo, pelo projeto Virada Cultural, dia 6 de maio, às 12 horas, acompanhado das cantoras Adriana Lutfi e Marina Lutfi, do percussionista Alain Pierre e do violonista João Gurgel Lutfi. A trilha sonora do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol" é o fio condutor do espetáculo. O Theatro Municipal fica na Praça Ramos de Azevedo, s/n.º. Entrada franca.

Dicas de Shows

Continuação

Toninho Horta no Teatro FECAP
Music News - Por Assessoria de Imprensa
Um dos instrumentistas brasileiros de maior prestígio internacional, o guitarrista, compositor e cantor Toninho Horta se apresenta no Teatro FECAP, entre 10 e 13 de maio, de quinta a domingo, com um show inédito, com músicas de sua autoria e de outros compositores. A Orquestra Fantasma que acompanha Toninho, com diversas formações, há cerca de 30 anos é formada por Rudi Berger (violino), André Dequech (teclados), Yuri Popoff (baixo) e Robertinho Silva (bateria) O espetáculo marca o lançamento do cd duplo “Solo – Ao Vivo”, com o qual Toninho Horta faz um retrospecto de seus 40 anos de carreira. As apresentações de Toninho Horta no Teatro FECAP serão divididas em duas partes. Inicialmente, Toninho interpreta sozinho algumas de suas primeiras composições: Minha Casa (Toninho Horta), Flor que cheira a saudade (Toninho Horta e Gilda Horta), Segue em Paz (TH e Milton Nascimento), Igreja do Pilar (TH), Diana (TH e Fernando Brant), Além das Montanhas (TH). A partir daí, ele chama a Orquestra Fantasma para interpretarem: Era só começo o nosso fim (Yuri Popoff e Murilo Antunes), Luz do Sertão (Yuri Popoff e Fernando Brant), Paris (André Dequech), Quadros Modernos (Toninho Horta, Murilo Antunes e Flávio Henrique), Valsa Alegre (TH), Cancã da Juventude (TH), Baião Blues Baiano (Yuri Popoff), Viver de Amor (TH), Aquelas Coisas Todas (TH), Beijo Partido (Th), Manoel, o Audaz e Aqui, Ó! (ambas de Toninho Horta e Fernando Brant).
serviço: Toninho Horta & Banda Fantasma no Teatro FECAP
Local: Teatro Fecap (Av. Liberdade, 532, tel.: 0800-551902 e tel. 11 3272-2277 - www.fecap.br)
Data: 10 a 13 de maio, quinta a domingo
Horários: quinta a sábado, 21h – domingo, 19h

Mona Gadelha apresenta ”Iracema – Do Épico ao Pop”
Music News - 3/5/2007 - Por Assessoria de Imprensa
Uma Iracema lírica e ao mesmo tempo contemporânea, neo-tropicalista. É assim, ao seu modo, que a cantora e compositora cearense Mona Gadelha faz a representação da personagem de José de Alencar, que se tornou ícone da cearensidade, ou de forma ainda mais ampla, da brasilidade, rompendo as fronteiras, ultrapassando os séculos. Samplers de bases rítmicas do maracatu do Ceará e de registros indígenas formam a trilha sonora para Mona recitar trechos do livro “Iracema” e introduzir pequenos comentários sobre a personagem cearense. A índia Iracema, lenda associada à origem do povo do Ceará, tornou-se ícone feminino, musa inspiradora de obras musicais, dramáticas, literárias, artísticas, cinematográficas e de manifestações da cultura popular. Sua figura salta do livro épico de Alencar para a pós-modernidade, rumo ao imaginário de toda uma nação, como professava Caetano Veloso em "Tropicália", uma das canções do repertório do recital, em que predominam compositores cearenses - Ednardo, Fausto Nilo, Luiz Assumpção e Carlos Barroso - além de Chico Buarque e Caetano Veloso. Mona terá a companhia dos músicos Norberto Vinhas (violões e guitarras) e Rogério Bastos (bateria e efeitos), fazendo intervenções com trilha ao vivo. Durante o recital imagens relacionadas à Iracema e à cultura nordestina são projetadas, incluindo um ensaio fotográfico do também cearense Vidal Cavalcante, sob o comando da VJ Mrs.
serviço:
Data: Sábado, 12 de maio - 18 horas
Local: Biblioteca Temática Alceu Amoroso Lima – Auditório
Endereço: Rua Henrique Schaumann, 77 - Pinheiros - São Paulo

Nando Reis estréia show Luau MTV em São Paulo
Sucesso! Por Redação
Acompanhado por instrumentos acústicos e pela banda Os Infernais, o cantor e compositor Nando Reis apresentará o show do projeto "Luau MTV", no Citibank Hall, em São Paulo, de 25 a 27 de maio. No repertório, aparecem canções do álbum mais recente do ex-titã, "Sim e Não", incluindo "Sou Dela", "N", "Espatódea" e "Monóico". Destaque ainda para sucessos recentes, tais como "A Letra A", "Relicário" e "Por Onde Andei", além da inédita "Tentei Fugir". O projeto "Luau MTV" será lançado em CD e DVD ainda este mês, pela Universal Music. O novo show de Nando Reis & Os Infernais tem cenário de Rodrigo Andrade e iluminação de Rafael Auricchio.

Maratona noite e dia

Folha de S. Paulo - Por Adriana Ferreira Silva e Thiago Ney

São Paulo vai ferver no fim de semana. A partir desta sexta-feira, a cidade terá 72 horas de atividades culturais, que têm início com o festival Skol Beats, que vai de sexta à noite à manhã de domingo, em paralelo à extensa programação da Virada Cultural - que só termina na tarde de domingo.

Somados, os dois eventos têm mais de 400 artistas, estilos musicais que vão do rock a eletrônica, passando pela música instrumental e a regional, além de espetáculos de circo, teatro e dança, entre outros. Por que tantas atrações na mesma data? Pura coincidência.

José Mauro Gnaspini, diretor de programação da 3ª Virada Cultural, promovida pela Prefeitura de São Paulo, diz que não tinha idéia de que uma das datas do Skol Beats aconteceria no mesmo dia do evento. Ele não vê problemas nisso, e acha até que vai ser bom para o público, que terá uma opção gratuita aos ingressos de R$ 120 da festa de música eletrônica.

[ Travessia - ver cantos anteriores ]



Ir para Home



Pão e Poesia - Simone

"Um cantinho, um violão. Este amor, uma canção. Pra fazer feliz a quem se ama. Muita calma pra pensar. E ter tempo pra sonhar. Da janela, vê-se o Corcovado, o Redentor - que lindo! Quero a vida sempre assim, com você perto de mim, até o apagar da velha chama. E eu que era triste, descrente desse mundo... Ao encontrar você, eu conheci o que é felicidade, meu amor." (Corcovado - Tom Jobim)

Meu Perfil

BRASIL, Sudeste, Mulher

 


"Música na cabeça é carinho, alegria, inteligência, fantasia, prazer, doçura, energia, paixão e poesia"
Ben Jor




*Uma brasileira*

Paulistana da gema.
Ariana, 43 anos, jornalista. Música é o que mais me alimenta a alma. Esse espaço é destinado a quem prestigia a Música Popular Brasileira. O objetivo é difundir o que temos de melhor, fazer amigos, ampliar o repertório e estimular o conhecimento.
Entre e fique à vontade!



Meu Perfil no Orkut







bamba(s) online


Assine meu Livro


*Tantas Palavras* Contatos:

Pela Internet:
vlgb@uol.com.br

Pelo Telefone:
(11) 8985-7531




*Sintonia*
Cultura AM, SP
Eldorado FM, SP
MPB FM, RJ
Nova Brasil FM, SP
USP FM, SP







 Rádio Bossa Nova 
Jeannie Black, Seattle (USA)

 


 

 

Cantaram comigo: